Resumo
Introdução: O Museu de Diversidade Biológica (MDBio/IB/UNICAMP) apresenta as áreas de Botânica e Zoologia com (1) coleções biológicas científicas, (2) atividades de ensino e (3) exposição permanente. A exposição temporária "Museus, Educação e Pesquisa", foi planejada para a Semana Nacional dos Museus (SNM), com objetivo de demonstrar a evolução dos equipamentos de pesquisa usados em botânica e zoologia ao longo de décadas para a conservação da diversidade biológica. Metodologia: a curadoria da exposição selecionou equipamentos antigos ilustrando a evolução da pesquisa: (1) recriação poética da sala da botânica Margareth Mee, ambientando-a no passado das atividades de ilustração da naturalista; (2) montagem de uma bancada para pesquisa zoológica, desde estéreo microscópio de campo com fonte de luz solar até um modelo moderno para produção de ilustrações científicas. Resultados: a exposição, divulgada nas mídias sociais do MDBio, aberta ao público em 18/5/24, recebeu 82 visitantes com faixa etária diversa, das comunidades interna e externa da UNICAMP. Conclusão: A SNM possibilitou atrair um novo perfil de público, divulgando as coleções biológicas e o papel dos naturalistas durante décadas, educando o olhar dos visitantes para a biodiversidade e conservação das espécies nativas.
Referências
PEIXOTO, A.L.; MORIM, M.P. Coleções botânicas: documentação da biodiversidade brasileira. Ciência e Cultura, n. 55, p. 21-24, 2003.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Lívia Cordi, Sandra Soares Martins, Kamila Pinheiro de Lima, Michela Borges, Simone Aparecida Dena Silva, Karina Rebelo Elisiário Gomes, Jean Carlo Mari Fanton, Artur Nishibe Furegatti, Adriana Dias da Silva
