Resumo
Introdução: Após a pandemia de COVID-19, surgiu a necessidade de um ambiente acolhedor no CAISM, oferecendo suporte emocional aos servidores. Desde 2019, o RH implementou ações de "Qualidade de Vida no Trabalho", incluindo Práticas Integrativas Complementares (PICs). Em 2022, a Auriculoterapia foi introduzida para ajudar a reduzir o estresse e dores físicas e emocionais no ambiente hospitalar. No Brasil, cerca de 60% dos trabalhadores enfrentam altos níveis de estresse, e apenas 35% estão satisfeitos com seus empregos, reforçando a importância desse tipo de iniciativa. Objetivo: A Auriculoterapia busca aliviar dores e promover bem-estar através do estímulo de pontos específicos no pavilhão auricular, utilizando sementes de mostarda. Esta terapia, baseada na Medicina Tradicional Chinesa e na Escola Francesa, está inserida nas PICs conforme a Portaria 145/2017 do SUS. Metodologia: As profissionais de enfermagem habilitadas em Auriculoterapia realizam a prática mensalmente. As sementes, aplicadas com adesivo microporoso, permanecem por 6 dias, proporcionando praticidade ao atendimento. Cada consulta dura até 10 minutos, possibilitando atender muitos servidores sem atrapalhar a rotina. Resultados: O projeto realizou entre 2022 e 2024 o número de 1478 atendimentos e apresenta que 70% dos servidores perceberam alívio de dor e bem-estar emocional. Conclusão: Embora não possamos correlacionar diretamente com a assiduidade, a Auriculoterapia é vista como uma ação benéfica que melhora a qualidade de vida no trabalho. Durante a realização da prática temos a percepção de que os servidores sentem-se valorizados, acolhidos e pertencentes.
Referências
BRASIL. OMS. Estresse no ambiente de trabalho. 2016. Disponível em: http://www.paho.org. Acesso em: 30 abr. 2017.
PORTAL DA SAÚDE SUS. Portaria amplia oferta de PICS: Fitoterapia. 2017. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/portaldab/noticias.php?conteudo=_&cod=2297. Acesso em: 13 jan. 2017.
GALLUP. Relatório de 2023 sobre o local de trabalho global. Disponível em: https://www.gallup.com/workplace/349484/state-of-the-global-workplace.aspx. Acesso em: 15 nov. 2023.
NOGIER, P. Noções Práticas de Auriculoterapia. São Paulo: Andrei, 1998.
REZENDE, M. G. QVT – Qualidade de Vida no Trabalho. Disponível em: http://www.zemoleza.com.br/trabalho-academico/humanas/administracao/qvt-qualidade-de-vida-no-trabalho/. Acesso em: 16 maio 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Formação em auriculoterapia: medicina tradicional chinesa. 2018. Disponível em: https://mail.google.com/mail/u/1/?ogbl#inbox/FMfcgxwLswKZHjFGfdwnMwdNJkGcLGCQ?projector=1&messagePartId=0.1. Acesso em: 16 mar. 2021.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Ana Regina Lira, Carla Rayane dos Santos, Cristiane Braga, Elisangela Francisca da Costa, Erika Exner Rezende da Silva, Flavia Zanini Ribeiro dos Santos