Banner Portal
Conta um conto: literatura na escola
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Leitura
Narração
Parceria
Família e escola

Categorias

Como Citar

Conta um conto: literatura na escola. SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 2, p. e0240378, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11741. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11741. Acesso em: 6 out. 2025.

Resumo

Introdução: Visando incentivar nas crianças o prazer em ouvir histórias e o hábito de ler, partimos da premissa de que as narrativas dos livros contribuem para a compreensão do mundo, pelas crianças. Objetivo: Oferecer um repertório amplo e diversificado, capaz de expandir seus horizontes. Metodologia: Além dos momentos dedicados à leitura, planejamos a criação de um Cantinho de Histórias, onde as crianças poderão manusear os livros e contar (recontar) as histórias à sua maneira. Além disso, faremos visitas regulares à biblioteca, permitindo que escolham uma história para ser lida, pela professora. Também implementaremos a Sacola itinerante de leitura, na qual as crianças levarão um livro para casa toda semana, para ler em família, bem como o mascote da turma com o respectivo livro de registro. O próximo passo, será criar uma caixa de leitura, para que as famílias depositem livros a serem trocados entre si. Resultados: As atividades no Cantinho de leitura foram amplamente aproveitadas, com as crianças demonstrando entusiasmo ao manusear livros e recontar histórias. A iniciativa da Sacola de Leitura resultou em uma colaboração das famílias, com relatos de momentos de leitura compartilhada. Conclusão: O projeto tem incentivado o prazer pela leitura nas crianças, ampliando seu repertório literário e promovendo a interação família e escola. Os resultados positivos demonstram a importância de iniciativas que promovam a leitura desde a infância, reforçando a ideia de que livros são ferramentas essenciais para a construção de conhecimento e formação de cidadãos críticos e criativos.

PDF
PÔSTER

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010.

FREINET, Célestian. As Técnicas Freinet na Escola Moderna. Lisboa: Estampa, 1976.

FREINET, Élise. O Etinerário de Célestian Freinet: A livre Expressão na Pedagogia Freinet. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Márcia de Oliveira Soares, Rosemary Silveira Barbosa, Maria Lúcia Baqueiro