Resumo
Introdução: Visando incentivar nas crianças o prazer em ouvir histórias e o hábito de ler, partimos da premissa de que as narrativas dos livros contribuem para a compreensão do mundo, pelas crianças. Objetivo: Oferecer um repertório amplo e diversificado, capaz de expandir seus horizontes. Metodologia: Além dos momentos dedicados à leitura, planejamos a criação de um Cantinho de Histórias, onde as crianças poderão manusear os livros e contar (recontar) as histórias à sua maneira. Além disso, faremos visitas regulares à biblioteca, permitindo que escolham uma história para ser lida, pela professora. Também implementaremos a Sacola itinerante de leitura, na qual as crianças levarão um livro para casa toda semana, para ler em família, bem como o mascote da turma com o respectivo livro de registro. O próximo passo, será criar uma caixa de leitura, para que as famílias depositem livros a serem trocados entre si. Resultados: As atividades no Cantinho de leitura foram amplamente aproveitadas, com as crianças demonstrando entusiasmo ao manusear livros e recontar histórias. A iniciativa da Sacola de Leitura resultou em uma colaboração das famílias, com relatos de momentos de leitura compartilhada. Conclusão: O projeto tem incentivado o prazer pela leitura nas crianças, ampliando seu repertório literário e promovendo a interação família e escola. Os resultados positivos demonstram a importância de iniciativas que promovam a leitura desde a infância, reforçando a ideia de que livros são ferramentas essenciais para a construção de conhecimento e formação de cidadãos críticos e criativos.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010.
FREINET, Célestian. As Técnicas Freinet na Escola Moderna. Lisboa: Estampa, 1976.
FREINET, Élise. O Etinerário de Célestian Freinet: A livre Expressão na Pedagogia Freinet. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Márcia de Oliveira Soares, Rosemary Silveira Barbosa, Maria Lúcia Baqueiro