Banner Portal
Atendimento de pacientes com hepatites crônicas pelo grupo de estudos das hepatites virais no Hospital das Clínicas da UNICAMP
PDF

Palavras-chave

Hepatite C
Abandono
PEG-Interferon

Como Citar

QUARESMA, G. M.; LAZARINI, M. S. K.; FAIS, V. C.; MARETTI, J. C.; PAVAN, M. H. P.; GONÇALES JÚNIOR, F. L. Atendimento de pacientes com hepatites crônicas pelo grupo de estudos das hepatites virais no Hospital das Clínicas da UNICAMP. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 2, p. 246–246, 2008. DOI: 10.20396/simtec.v2.2008.12027. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/12027. Acesso em: 11 dez. 2025.

Resumo

As hepatites virais constituem importante problema de saúde pública. As hepatites crônicas B e C podem evoluir para cirrose e hepatocarcinoma. A hepatite C acomete cerca de 270 milhões de pessoas no mundo e é a principal causa de morte por doença hepática e indicação de transplante hepático. O tratamento da hepatite C é feito com a associação de PEG-Interferon e Ribavirina que pode provocar muitos efeitos colaterais e levar ao abandono do acompanhamento. O objetivo do trabalho é avaliar a taxa de abandono dos pacientes portadores de hepatite C Crônica atendidos nos Ambulatórios de Hepatites Virais da Disciplina de Moléstias Infecciosas. Foram avaliados 585 pacientes portadores de hepatite crônica pelo vírus C, tratados com PEG-Interferon e Ribavirina. Destes, 25 (4.2%) abandonaram o tratamento. Esta porcentagem é baixa e semelhante à encontrada em protocolo de tratamento internacional (1). Concluímos que o fluxograma de atendimento em nossos ambulatórios colabore com a boa adesão dos pacientes à terapia da hepatite crônica pelo vírus C.

PDF

Referências

.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2008 G. M. Quaresma et al.