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Central de atendimento de serviço social- CASS Programa de Documentação para Benefícios Sociais
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Palavras-chave

Serviço social
Direitos
Benefícios

Como Citar

FRESTON, Yolanda Maria Braga et al. Central de atendimento de serviço social- CASS Programa de Documentação para Benefícios Sociais. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 2, p. 251–251, 2008. DOI: 10.20396/simtec.v2.2008.12037. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/12037. Acesso em: 11 dez. 2025.

Resumo

O Programa de Documentação para Benefícios Sociais (PRODOBS) está inserido na CASS e têm como proposta o atendimento aos usuários pelas assistentes sociais para encaminhar a solicitação de relatórios referentes ao seu tratamento para requerer seus direitos junto aos órgãos públicos e privados. Este trabalho tem como objetivos: oferecer acolhimento e orientações para solicitar benefícios sociais, previdenciários, trabalhistas e outros, específicos às patologias. A metodologia utilizada pelos Serviços envolvidos é o programa ACCESS que possibilita trabalhar com qualquer formato de banco de dados, com acesso rápido e amplos recursos. A sistematização desse programa conta ainda com descrição do fluxo e processos de trabalhos do Serviço Social, Serviço de Arquivo Médico e Diretorias das áreas para execução dos relatórios médicos. Resultados: No período de abril a dezembro de 2007 foram atendidos 3162 usuários; destes 80% estão inseridos no PRODOBS A área de Oncologia solicitou 738 requerimentos, com prevalência maior de relatórios médicos para perícia/INSS, seguido da Ginecologia com 592 documentações para requerer medicação de alto custo. Este programa propicia acolhimento, espaço de escuta qualificada com humanização e compromisso de viabilizar as políticas sociais na perspectiva de direito e cidadania ao usuário. Este trabalho é desenvolvido em constante avaliação com os ajustes das não conformidades nos seus processos conforme metodologia de Acreditação Hospitalar, tais como: prazos de entrega, reformulação de processos, de impressos, treinamento/assessoria dos parceiros com a rede interna e externa, etc.

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Referências

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Copyright (c) 2008 Yolanda Maria Braga Freston et al.