Banner Portal
Desenvolvimento de algoritmo da inteligência artificial para predição de desligamento de funcionários: DESENVOLVIMENTO DE ALGORITMO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA PREDIÇÃO DE DESLIGAMENTO DE FUNCIONÁRIOS
PDF

Palavras-chave

Inteligência artificial
Machine learning
Ciência de dados
Rh
Desligamento de pessoal

Como Citar

ALMEIDA, Carlos Caetano de; CONTESSOTO, Bruno Bunheroto; IWASHIMA, Fábio Seiji Sakai. Desenvolvimento de algoritmo da inteligência artificial para predição de desligamento de funcionários: DESENVOLVIMENTO DE ALGORITMO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA PREDIÇÃO DE DESLIGAMENTO DE FUNCIONÁRIOS. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 8, n. 8.Eixo 1, p. e02200963, 2023. DOI: 10.20396/simtec.vi8.Eixo 1.7573. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/7573. Acesso em: 28 jan. 2026.

Resumo

Introdução: O rotatividade de pessoal é um aspecto importante no ambiente empresarial, pois empresas precisam tanto contratar novas pessoas a fim de manter as equipes com ideias e pensamentos diferentes ou externos, quanto desligar funcionários que se tornaram desqualificados com o passar do tempo, inadequados ao ambiente da empresa ou simplesmente muito caros para a empresa. Há alguns indicativos quando um funcionário irá se demitir, mas o que será abordado será o desgaste dos funcionários, que é o deterioramento de sua relação com a empresa. O objetivo deste trabalho acadêmico é desenvolver uma IA que possa atuar em cenários empresariais para detectar e possivelmente prevenir o desligamento de um funcionário, assim reduzindo custos para a empresa e evitando a perda de capital intelectual. Metodologia: O tipo de pesquisa utilizada no presente resumo foi descritiva no sentido que utiliza conhecimento já disponível na internet, mas os aplica de forma prática. A coleta de dados foi feita através da plataforma Kaggle com uma abordagem quali-quantitativa, pois os dados serão relacionados para interpretação, o que influenciará no modelo de aprendizagem de máquina escolhido. Os dados foram analisados utilizando gráficos e tabelas de correlação para identificar padrões e o relacionamento entre as informações. Resultados: Após seguir as etapas de desenvolvimento da IA, como limpeza dos dados, pré-processamento, treinamento do algoritmo escolhido e predição, as métricas obtidas foram: Floresta randômica: Erro Absoluto médio: 13,94% Erro quadrático médio: 13,94% Raiz do erro médio quadrático: 37,34% R2: 86,05% Gradient Boosting Erro Absoluto médio: 13,94% Erro quadrático médio: 13,94% Raiz do erro médio quadrático: 37,34% R2: 86,05% Regressão Ridge Erro Absoluto médio: 24,24% Erro quadrático médio: 12,27% Raiz do erro médio quadrático: 35,03% R2: 8,60% É possível perceber que a floresta randômica obteve os melhores resultados e erros comparados com as outras opções. Por exemplo, o R2 da floresta é 86,05% e da regressão Ridge 8,60%, sendo uma grande diferença. Conclusão: Dentre os algoritmos, a floresta randômica obteve a maior acurácia, ou seja, pessoas que trabalham após o período, solteiras, com cargos de nível hierárquico baixo são mais propensas a pedir demissão. Por fim, o que causou uma menor acurácia dos algoritmos de aprendizado de máquina utilizados foi o número de atributos e o tamanho do dataset, que precisava ser bem maior para que o treinamento da inteligência artificial fosse efetivo.

PDF

Referências

GÉRON, Aurélien. Mãos à Obra: Aprendizado de Máquina com Scikit-Learn & TensorFlow. Alta Books, 2019. HOLTOM, Brooks; ALLEN, David. Better Ways to Predict Who’s Going to Quit. Harvard Business Review, 16 ago. 2019. Disponível em:

<https://hbr.org/2019/08/better-ways-to-predict-whos-going-to-quit?ab=hero-subleft-1>. Acesso em: 2 set. 2022. ZACH.

Ridge Regression in Python (Step-by-Step). Statology, 12 nov. 2020. <https://www.statology.org/ridge-regression-in-python/>. Acesso em: 10

set. 2022.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0