Banner Portal
Revisão do processo administrativo de manutenção ao grupo gerador da FCM
PDF

Palavras-chave

Geração de eletricidade
Gestão pública
Processos administrativos
Grupo gerador

Como Citar

DIAS, Salete Gobi Chiulle; FREITAS, José Luiz de; GONZALEZ, Elaine Mauri. Revisão do processo administrativo de manutenção ao grupo gerador da FCM. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 8, n. 8.Eixo 1, p. e0200744, 2023. DOI: 10.20396/simtec.vi8.Eixo 1.7609. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/7609. Acesso em: 28 jan. 2026.

Resumo

Introdução/Objetivo: A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) possui oito unidades de Grupos Geradores (G.G) instalados para atender sete dos vinte e quatro prédios, sendo duas unidades no prédio FCM01–Administração e uma unidade em cada um dos prédios: FCM04–CIPED, FCM06–Pós-Graduação, FCM08–Vital Brasil, FCM10–Farmacologia, FCM15–NMCE e FCM17-CPC. Estes atendem os Laboratórios e a sua manutenção é realizada pelo CEMEQ - Centro para Manutenção de Equipamentos, através de manutenções preventivas conforme calendário anual e corretivas quando necessário. Nesse contexto, o objetivo é identificar o processo de trabalho relacionado às manutenções e torna-lo menos burocrático. Metodologia: A M.S.A solicitou ao Patrimônio a adequação da descrição no SIAD, antes o equipamento possuía mais de um ID, dificultando a localização do G.G, após a atualização cada equipamento passou a ter um ID único, com etiqueta visível ao usuário. Encaminhou ao CEMEQ o cadastro e aplicou instrumentos como planilhas, localização em planta baixa; incluiu a divulgação periódica à comunidade local do calendário de manut. preventiva disponibilizado pelo mesmo. Resultados: Constata-se que na atualidade com a revisão do processo administrativo, contamos com uma rotina estabelecida e a gestão administrativa dos grupos geradores menos burocrática. Como resultado da organização do fluxo do processo de trabalho, foi eliminada a intermediação e a informação chega diretamente para as áreas interessadas e está mais ágil. O acionamento do CEMEQ para manutenção corretiva ou quando necessário, é realizado diretamente pelo interessado, ao órgão que ele está ligado, eliminando as informações incompletas ou faltantes e reduzindo o tempo de espera entre a identificação do problema, a solicitação de manutenção, a aprovação da manutenção, conserto do equipamento e o retorno da informação ao usuário final. Conclusão: Em uma instituição pública onde faz parte a burocracia, revisar e identificar um processo administrativo com algumas áreas envolvidas e torna-lo acessível é um desafio crescente que demandam novas estratégias de abordagem. Esse modelo de gestão é aplicável para toda universidade e o processo administrativo proposto torna o trabalho fluido e algo pertencente a comunidade FCM. O objetivo é uma manutenção preventiva adequada com redução das intermediações desnecessárias agilizando o processo.

PDF

Referências

Oliveira, Djalma de Pinho Rebouças de – Administração de Processos: conceitos, metodologias, práticas; 3.ed. – São Paulo – Atlas – 2009; CEMEQ: https://www.cemeq.unicamp.br/cemeq/index.asp#, Visitado em 09/08/2022.

Spagnol, Gabriela Salim – Lean na Prática; 1. Ed. , Maryland – Global South – 2018; https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/11774/1/Arquivototal.pdf - Visitado em 10/08/2022 https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-09082007-

/publico/DissertacaoMonicaRottmanndeBiazzi.pdf - Visitado em 03/08/2022

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0