Resumo
O impacto da hospitalização no estado nutricional é de suma importância devido à alta prevalência de desnutrição hospitalar. O estudo do IBRANUTRI/1996, realizado com 4.000 pacientes em 12 Estados e Distrito Federal, demonstrou que 50% dos pacientes internados apresentavam algum grau de desnutrição e quanto maior o período de internação mais grave o estado nutricional; é possível suspeitar de uma correlação direta entre o estado nutricional dos pacientes internados e a inadequação da ingestão alimentar.O objetivo foi elaborar um impresso padronizado para utilizar no hospital como um instrumento para fornecer informação, a mais fidedigna possível, sobre ingestão alimentar oferecida no hospital, quanto à quantidade e qualidade.
Desenvolver um formulário de recordatório de 24 horas de acordo com o tipo de dieta padronizada no HC da Unicamp, contendo informações gerais do paciente, dados antropométricos, tipo de dieta prescrita.
Espera-se, através desse formulário, obter informações para que possamos intervir precocemente no cuidados nutricionais do paciente, e garantir as suas necessidades energética e protéica, seja por via oral e/ou enteral.
Ser um instrumento de fácil preenchimento, pois a ficha é dividida por refeições, com ilustração de cada alimento ofertado, com a possibilidade de ser preenchido com um “X” para cada quadrante que corresponde a 25% de cada alimento. Atingir o maior número possível de pacientes com dificuldade de se alimentar que tenha o grau de consciência preservado, independente da idade ou escolaridade (incluindo analfabetos).

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Akiko Toma Eguti