Banner Portal
Otimização das amostras de sangue em Unidade de Terapia Intensiva
PDF

Palavras-chave

Enfermagem
Fase pré-analítica
Terapia intensiva

Como Citar

PIOVESANA, Paula de Moura; SOUZA, Angélica Batista de; FAVARO, Lisiane Cristina Grisotto; VIEIRA, Thuany Aparecida Rossato; SOLDERA , Jeferson Daniel; MONTEIRO, Maria José Brito; AOKI, Roberta Nazário. Otimização das amostras de sangue em Unidade de Terapia Intensiva. Resumo dos trabalhos do SIMTEC Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, v. 8, n. 8.Eixo 2, p. e02200999, 2023. DOI: 10.20396/simtec.vi8.Eixo 2.8654. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/8654. Acesso em: 21 jan. 2026.

Resumo

Introdução: A confiabilidade de um exame laboratorial dentro da unidade de terapia intensiva é relevante para a evolução do indivíduo internado, pois auxilia a direcionar o seu tratamento. Na literatura temos descrito que cerca de 70% dos erros laboratoriais se devem a problemas na fase pré-analítica, na nossa realidade ocorriam recoletas de exames, hemólise, coagulação indesejada de amostra, amostra insuficiente, demora para a liberação do resultado, entre outros. Vimos a qualificação dos recursos humanos da enfermagem para a coleta e procedimentos da fase pré-analítica até a entrega da amostra de sangue ao laboratório como um meio para otimizar a coleta de exames. Objetivo: qualificar a equipe de enfermagem para a coleta de exames de sangue.

PDF

Referências

RESOLUÇÃO COFEN Nº 390/2011.Normatiza a execução, pelo enfermeiro, da punção arterial tanto para fins de gasometria como para monitorização de pressão arterial invasiva. Disponível: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-n-3902011_8037.html

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PATOLOGIA CLÍNICA. Recomendações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial para coleta de sangue venoso. 2. ed. Barueri: Minha Editora, 2010. Disponivel em: https://kasvi.com.br/tubos-de-coleta-vacuo-analise-sangue-cores-beneficios/.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.