Banner Portal
Contra a canonização da democracia
PDF

Palavras-chave

Revolução
Democracia
Marx

Métricas

Como Citar

MORAES, João Quartim de. Contra a canonização da democracia. Crítica Marxista, Campinas, SP, v. 8, n. 12, p. 9–40, 2001. DOI: 10.53000/cma.v8i13.19635. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/cma/article/view/19635. Acesso em: 24 jan. 2026.

Resumo

Em 1977, por ocasião das comemorações dos 60 anos da Revolução de Outubro, tomando a palavra em Moscou na qualidade de secretário-geral do então Partido Comunista Italiano (PCI), Enrico Berlinguer declarou, com ênfase adequada à solenidade da circunstância, que “a democracia é hoje não apenas o terreno no qual o adversário de classe é obrigado a retroceder mas é também o valor historicamente universal sobre o qual fundar uma original sociedade socialista”. O impacto político desta tomada de posição foi considerável. Enfatizando, em contraposição aos anfitriões soviéticos, num momento em que o poderio da URSS parecia intacto, que as conquistas democráticas do movimento operário e de seus aliados históricos nos Estados capitalistas europeus (a começar pela própria Itália) configuravam direitos universais, deu um basta à notória incoerência do movimento comunista internacional, que exigia, nos países burgueses, respeito a liberdades negadas aos cidadãos soviéticos e deixou clara sua recusa da ordem política vigente no “socialismo real” de então.

PDF

Referências

MORAES, João Quartim de. Contra a canonização da democracia. Crítica Marxista, Campinas, SP, v. 8, n. 12, p. 9–40, 2001. https://doi.org/10.53000/cma.v8i13.19635

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2001 João Quartim de Moraes

Downloads

Download data is not yet available.