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Crítica do espetáculo: o pensamento radical de Guy Debord
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Palavras-chave

Guy Debord
Espetáculo
Teoria marxista

Como Citar

CARVALHO, Frederico Lyra de. Crítica do espetáculo: o pensamento radical de Guy Debord. Crítica Marxista, Campinas, SP, v. 32, n. 58, p. 155–158, 2025. DOI: 10.53000/cma.v32i58.20329. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/cma/article/view/20329. Acesso em: 13 out. 2025.

Resumo

“Vivemos em uma sociedade do espetáculo” (p. 13). É com a investigação desse aparente senso comum que Gabriel Zacarias abre o seu livro Crítica do espetáculo: o pensamento radical de Guy Debord. O seu rigor teórico é, no fundo, um convite à leitura e ao aprofundamento no pensamento do situacionista. Todo mundo fala e parece estar de acordo com o fato de vivermos em uma sociedade espetacular. Uma certa abordagem parcial tende a pensar se a sociedade seria do espetáculo pelo simples fato de ser invadida pelos mais diversos meios de comunicação. No entanto, “devidamente intitulada sociedade do espetáculo, o intuito da obra é compreender o espetáculo enquanto fenômeno social total, isto é, enquanto articulado à totalidade social” (p. 15-16). O autor busca atualizar criticamente o pensamento do teórico francês.

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Referências

ZACARIAS, Gabriel Ferreira. São Paulo, 2022, Elefante. 256p

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