Resumo
Introdução: O artigo propõe uma reflexão sobre a fotografia digital, especialmente no campo do fotojornalismo, e sua gestão e preservação. Objetivo: explorar as interfaces dialógicas entre arquivística e fotojornalismo digital a fim de conduzir análise da gestão e preservação do arquivo fotográfico digital do Jornal O Globo. De maneira específica, objetiva-se identificar as principais problemáticas que se fazem presentes na gestão e preservação de arquivos do Jornal O Globo. Metodologia: pesquisa de cunho qualitativo, exploratório e descritivo, buscando-se interpretar os dados levantados a partir da aplicação de questionários que visam possibilitar o alcance quanto ao nível de consciência profissional atrelado à preservação de arquivos fotográficos digitais. Para além desses instrumentos, recorreu-se também aos aportes teóricos de célebres autores dos campos da Arquivologia. Resultados: O estudo, portanto, procura lançar um olhar crítico sobre a questão da gestão e preservação digital de documentos fotográficos, bem como apresentar possibilidades práticas e viáveis para a realização de um efetivo trabalho na área do fotojornalismo. Conclusão: foi possível perceber que o fotojornalista tem participação direta na produção, na seleção (avaliação), na identificação e no envio dos documentos fotográficos digitais para o repositório para um arquivamento permanente.
Referências
ALMEIDA, C. R. B. Composição de web services semânticos no ambiente ICS de comércio eletrônico. 2004. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Faculdade de Engenharia, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2004.
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (CONARQ). Diretrizes para a implementação de repositórios arquivísticos digitais confiáveis – RDC-Arq. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://shre.ink/xe8H. Acesso em: 26 fev. 2024.
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (CONARQ). Glossário Documentos Arquivísticos Digitais. 2020. Disponível em: http://www.gov.br/conarq/pt-br /assuntos/camaras-tecnicas-setoriais-inativas/camara-tecnica-de-documentos-eletronicos-ctde/glosctde_2020_08_07.pdf. Acesso em: 26 fev. 2024.
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (CONARQ). Diretrizes para implantação de repositórios arquivísticos digitais confiáveis (RDC-Arq). Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos, Rio de Janeiro: CONARQ, 2023. Disponível em: https://shre.ink/xeDY. Acesso em: 17 de mar. 2024.
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (CONARQ). Resolução nº 51, de 25 de agosto de 2023. Dispõe sobre as “Diretrizes para a Implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis”, Versão 2. Disponível em: https://shre.ink/xeDO. Acesso em: 23 mar. 2024.
INDOLFO, A. C. Gestão de Documentos: uma renovação epistemológica no universo da Arquivologia. Arquivística.net, Rio de janeiro, v. 3, n. 2, p. 28-60, jul./dez, 2007.
MAIA, A. K. A. O momento decisivo no fotojornalimo atual: a importância da métis na atuação do fotógrafo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO E ENCONTRO DE JOVENS PESQUISADORES EM JORNALISMO, 10., 2., 2012, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2012.
MÁRDERO ARELLANO, Miguel Ángel; TAVARES, Maria de Fátima Duarte. Preservação do patrimônio científico das humanidades: a emergência da Rede Cariniana. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 16, n. 25, 2. sem. 2015. Disponível em: https://shre.ink/xeDR. Acesso em 05 mar 2024.
MARIZ, A. C. A.; VIEIRA, T. O. Classificações dos arquivos e documentos de arquivo. In: MARIZ, Anna Carla Almeida; RANGEL, Thayron Rodrigues (org.). Arquivologia: temas centrais em uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2020. p. 9-25.
NEIVA, E. Dicionário Houaiss de comunicação e multimídia. São Paulo: Publifolha, 2013.
OLIVEIRA, C. P. de. Recomendações para a preservação de documentos arquivísticos digitais produzidos pelo estado do Rio de Janeiro. 2023. 218 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Documentos e Arquivos) - Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
OPENTEXT. About us. Disponível em: http://www.opentext.com/about. Acesso em: 29 fev. 2024.
ROCCO, B. C. de B. A preservação de documentos em ambiente digital: contribuições da Teoria Social na ampliação da abordagem técnica. 2021. 213 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
ROCHA, C. L. Gestão e preservação de documentos digitais. In: MARIZ, Anna Carla Almeida; RANGEL, Thayron Rodrigues (org.). Arquivologia: temas centrais em uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2020. p. 99-128.
RODRIGUES, R. C. Organização da imagem em banco de imagens: conceitos gerais. In: MACÊDO, Diego José; SHINTAKU, Milton (org.). Imago: reflexões para proposição de banco de imagens. Brasília: IBICT, 2023.
RONDINELLI, R. C. O documento arquivístico ante a realidade digital: uma revisão conceitual necessária. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2014.
SILVA, S. C. A. Algumas reflexões sobre preservação de acervos em arquivos e bibliotecas. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 1998.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Lucas Mourão Tavares, Anna Carla Almeida Mariz, Marcelo Nogueira de Siqueira (Autor)