Diário de campo: o arquivo do servidor da Secretaria Municipal de Educação de São Luís

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v9i00.15903

Keywords:

Arquivo, Secretaria Municipal de Educação, São luís

Abstract

Investiga a aplicabilidade das competências que constituem o fazer biblioteconômico na reorganização do Arquivo do Servidor da Secretaria Municipal de Educação de São Luís - MA. Aplica o estudo de caso e a pesquisa de campo para observar e analisar os fenômenos. Diálogo teórico com Vasconcelos (2010) sobre cultura, Araújo (2019) sobre a história da Arquivologia, Paes (2002) sobre conceitos arquivísticos e demais fontes documentais e entrevistas para reconstrução da memória da instituição. Demonstra que as competências técnicas do bibliotecário podem ser adaptadas no arquivo. Análise documental amparada nas técnicas da catalogação, indexação e classificação. Discorre sobre as intervenções necessárias à recuperação da informação e melhorias na organização e instituições congêneres.

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Author Biographies

  • Talita Paiva, Universidade Federal do Maranhão, Brasil

    Mestranda em Ciência da Informação pelo PPGCI IBICT-UFRJ. Especialização em Biblioteconomia e Gestão de Bibliotecas Escolares pela Universidade Candido Mendes. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

  • Diana, Universidade Federal do Maranhão, Brasil

    Doutora em educação escolar pelo Programa de Educação Escolar da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita - Araraquara/SP - 2017. Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão. Integrante do Núcleo de Pesquisa e Documentação em História da Educação e das Práticas Leitoras do Maranhão - NEDHEL.

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Published

2023-11-15

How to Cite

PAIVA, Talita; DIANA. Diário de campo: o arquivo do servidor da Secretaria Municipal de Educação de São Luís. Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023005, 2023. DOI: 10.20888/ridphe_r.v9i00.15903. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/15903. Acesso em: 7 dec. 2025.