Educación, cultura y luchas sociales: reverberaciones en una tierra de mandonismo y patriarcalismo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridpher.v8i00.17509

Palabras clave:

Educación, Cultura, Luchas sociales

Resumen

El Dossier presentado en la Edición 2022 titulado “Anarquismo Internacional: Educación, Cultura y Luchas Sociales”, organizado por Pere Solà Gussinyer, Doris Accioly e Silva y Luciana Eliza dos Santos, reúne a investigadores, documentalistas y escritores anarquistas de las más diversas procedencias. De hecho, es un tema de interés internacional, con propuestas que dan respuesta a las luchas sociales, a favor de una cultura y una educación que incluyan reclamos aún presentes y necesarios para los grupos sociales en la lucha por mejores condiciones de vida y justicia social.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Maria Cristina Menezes, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

    Professora de História da Educação na FE-UNICAMP; Coordenadora do CIVILIS, Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania; Moderado da Ridphe_l, lista de discussão da Rede Iberoamericana para a Investigação e Difusão do Patrimônio Histórico-Educativo; Editora Executiva da Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - RIDPHE_R.

  • Maria de Lourdes Pinheiro, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

    Possui graduação em Pedagogia (1999) e História (2016), mestrado em Educação, área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores (2003) e doutorado em Educação, área de História, Filosofia e Educação (2009), pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é pesquisadora do CIVILIS/FE/UNICAMP.

  • Joel Martins Luz, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

    Mestre em Educação (2013) e graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). É docente do curso de Biblioteconomia da UFMT desde de 2014. Atualmente é doutorando em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

  • André Araujo de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

    Mestrando em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Membro do CIVILIS, Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania, da Linha de Pesquisa Formação de Professores e Trabalho Docente. É Bacharel e Licenciado em História pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP e egresso do Curso técnico em Canto do Conservatório Carlos Gomes de Campinas.

Referencias

.

Publicado

2022-12-31

Número

Sección

EDITORIAL

Cómo citar

MENEZES, Maria Cristina; PINHEIRO, Maria de Lourdes; MARTINS LUZ, Joel; ARAUJO DE OLIVEIRA, André. Educación, cultura y luchas sociales: reverberaciones en una tierra de mandonismo y patriarcalismo. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022037, 2022. DOI: 10.20888/ridpher.v8i00.17509. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/17509. Acesso em: 26 jan. 2026.