Análise dos porcelanatos em intervenções no patrimônio arquitetônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v11i00.20661

Palavras-chave:

Porcelanato, Patrimônio Arquitetônico, Intervenção

Resumo

A seleção de critérios na atuação, bem como o uso adequado de materiais e técnicas apropriadas, são decisivos para a conservação do patrimônio arquitetônico. As tecnologias construtivas e os materiais de construção utilizados nas edificações históricas devem ser considerados em qualquer decisão, o que envolve diferentes critérios na hora da intervenção: estético, construtivo, histórico, físico, químico, entre outros. Por meio disso, é possível minimizar a incompatibilidade entre materiais tradicionais e contemporâneos empregados no patrimônio edificado. Intervir em edifícios históricos é uma tarefa extremamente complexa, pois, para reunir os conceitos teóricos, técnicas construtivas antigas e o uso de materiais em voga adequados, é necessário um conhecimento multidisciplinar que envolve diferentes áreas do saber. Com isso, almeja-se contribuir na investigação do uso apropriado dos pisos cerâmicos do tipo porcelanato mais compatíveis e disponíveis no mercado para serem aplicados em intervenções frente a contextos preexistentes, junto aos exemplos bem e mal sucedidos aplicados na cidade de Belém. Assim, se encontrará as possibilidades de ações de preservação mais adequadas ao patrimônio arquitetônico, ampliando seu uso/função por mais anos pelos usuários e, consequentemente, trazer ressignificação à edificação no espaço urbano, instruindo futuras adequações sem a aplicação do contraste radical ao falso histórico e o entendimento técnico e material na aplicação correta no âmbito das escolhas dos porcelanatos para revestimentos nas especificações dos pisos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Arthur Montenegro de Oliveira, Universidade do Porto, Portugal

    Doutorando na Faculdade de Aquitetura e Urbanismo da Universidade do Porto (FAUP). Possui mestrado em Ciências do Patrimônio Cultural pela Universidade Federal do Pará (2023), Especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho pela Faci/ Wyden (2021), e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade da Amazônia (2017). Tem experiência na área de Projetos Arquitetônicos, Arquitetura de Interiores e Supervisão de Obras. Atuou como Voluntário no grupo da pesquisa Funcionamento do Mercado Imobiliário em Centros Históricos de Cidades Brasileiras: Vinculado a linha de pesquisa Dinâmica Socioambiental Urbana da UNAMA. 2013 a 2014 (Mercados Imobiliários no Centro Histórico). Participou do grupo de pesquisa LEF (Laboratório de Estudo da Forma) - UNAMA (2013). Interesse na área de Arquitetura, Patrimônio cultural edificado, Design, Engenharia civil e Materiais.

  • Alexandre Máximo Silva Loureiro, Universidade Federal do Pará, Brasil

    Possui curso técnico em Planejamento e Execução de Obras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará - CEFET-PA (2004). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2010). Mestre em Arquitetura e Urbanismo, na área de Patrimônio, Restauro e Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará - PPGAU-UFPA (2013). Doutor em Ciências na área de Geoquímica e Petrologia, linha de Pesquisa Mineralogia e Geoquímica, pelo Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica da Universidade Federal do Pará - PPGG-UFPA (2019). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo e Edificações, com ênfase em Projetos Arquitetônicos, Execução de Obras, Projeto de Interiores e Tecnologia do Restauro. Realizou Estágio durante o doutorado nos períodos de 11/2017 a 02/2018 e de 12/2018 a 01/2019 no Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Lisboa para desenvolvimento de parte da tese de doutorado. Atuou como Professor Titular I da Faculdade FACI nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Design Gráfico, Engenharia Civil e Engenharias. Foi pesquisador colaborador no Laboratório de Caracterização Mineral da Universidade Federal do Pará (LCM-UFPA) de 2015 a 2020. Em Tecnologia do Restauro atua principalmente nos seguintes temas: argamassas históricas, eflorescência salina e tecnologia dos materiais. Atuou como Tecnólogo em Conservação e Restauro da Universidade Federal do Pará (UFPA) entre 2019 e 2023. Atualmente é Professor do Magistério Superior da Faculdade de Conservação e Restauro da Universidade Federal do Pará (FACORE/UFPA), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Patrimônio Cultural da Universidade Federal do Pará (PPGPatri/UFPA), pesquisador colaborador no Laboratório de Restauração, Conservação e Restauração da Universidade Federal do Pará (LACORE-UFPA), e como Arquiteto e Urbanista na elaboração, execução e consultoria de projetos de arquitetura, urbanismo, interiores e restauração. Coordena o Laboratório de Restauro de Materiais Cimentícios (LABCIM) que faz parte dos Laboratórios de Ensino da Faculdade de Conservação e Restauro da Universidade Federal do Pará. É Vice Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Patrimônio Cultural da Universidade Federal do Pará (PPGPatri/UFPA). Coordena o Parque Analítico do Laboratório de Restauração, Conservação e Restauração da Universidade Federal do Pará.

Referências

CARTA DE VENEZA. International Council on Monuments and Sites (ICOMOS). II Congresso Internacional de Arquitetos e Técnicos dos Moumentos Históricos. 1964.

FORTE, Márcia Teixeira Filgueira; SANJAD, Thais Bastos Caminha. Intervenções arquitetônicas no centro histórico de Belém: a prática projetual contemporânea. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 6, n. 3, p. 188-204, set. 2015. ISSN 1980-6809. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8640703. Acesso em: 14 mar. 2025. DOI: http://dx.doi.org/10.20396/parc.v6i3.8640703.

LENGLER, Hélio Costet de Mascheville; VICENZI, Juliane; BERGMANN, Carlos Pérez. Caracterização Comparativa de Fundentes para Emprego na Indústria Cerâmica. Cerâmica Industrial: Revista do Técnico Cerâmico Brasileiro: São Paulo, v. 4, n. 14, p. 14-23, jul/ago, 2009.

RODRIGUEZ, Adriana Marin; PIANARO, Sidnei Antônio; BERG, Egon Antônio Torres; SANTOS, Alessandro Hilário dos. Propriedades de Matérias-primas Selecionadas para a Produção de Grês Porcelanato. Cerâmica Industrial: Revista do Técnico Cerâmico Brasileiro, São Paulo, v. 1, n. 9, p. 33-38, jan/fev. 2004.

SAINT-GOBAIN. PERFORMANCE CERAMICS & REFRACTORIES: mulita - materiais cerâmicos. Mulita - Materiais Cerâmicos. 2022. Disponível em: https://www.ceramicsrefractories.saint-gobain.com/pt/materiais/mulita. Acesso em: 05 abr. 2025.

SANCHEZ, E; ORTS, M J; GARCÍA-TEN, J; CANTAVELLA, V. Efeito da Composição das Matérias-Primas Empregadas na Fabricação de Grês Porcelanato Sobre as Fases Formadas Durante a Queima e as Propriedades do Produto Fina. Cerâmica Industrial: Revista do Técnico Cerâmico Brasileiro, São Paulo, v. 5, n. 5, p. 15-22, set/out. 2001.

ZAUBERAS, Rodrigo Tognotti; RIELLA, Humberto Gracher. Defeitos de Queima Causados pelo Quartzo em Monoporosas. Cerâmica Industrial: Revista do Técnico Cerâmico Brasileiro, São Paulo, v. 2, n. 6, p. 40-45, mar/abr. 2001.

Downloads

Publicado

2025-12-27

Edição

Seção

DOCUMENTO

Como Citar

MONTENEGRO DE OLIVEIRA, Arthur; LOUREIRO, Alexandre Máximo Silva. Análise dos porcelanatos em intervenções no patrimônio arquitetônico. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 11, n. 00, p. e025024, 2025. DOI: 10.20888/ridphe_r.v11i00.20661. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/20661. Acesso em: 24 jan. 2026.