Banner Portal
Identidade visual do Centro de Recursos de Aprendizagem (CRA) do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU): contribuições do design da informação para a concepção e consolidação da marca
Logotipo do Centro de Recursos de Aprendizagem, uma ideia na lâmpada
PDF
ÁUDIO
VÍDEO

Palavras-chave

Identidade visual
Serviço de referência
Bibliotecas universitárias
Atuação do bibliotecário
Design da informação

Como Citar

FERREIRA , Juliano Benedito; TARTAROTTI , Roberta Cristina Dal’Evedove; MARCO , Michele Lebre de. Identidade visual do Centro de Recursos de Aprendizagem (CRA) do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU): contribuições do design da informação para a concepção e consolidação da marca. Revista Saberes Universitários, Campinas, SP, v. 3, n. 00, p. e024007, 2020. DOI: 10.20396/saberes.v3i00.18646. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/saberes/article/view/18646. Acesso em: 26 out. 2025.

Dados de financiamento

Resumo

Descreve o processo de criação da identidade visual do Centro de Recursos de Aprendizagem (CRA), que faz parte do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O CRA é responsável pelo serviço de referência da Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL) e também pelo apoio a outras bibliotecas da universidade. Com o objetivo de tornar o CRA mais conhecido e facilitar a identificação dos produtos e serviços oferecidos pelas bibliotecas, foi criada uma marca para o serviço. O design da informação subsidiou a criação do logotipo do CRA, de forma que sua identidade transmita confiança e seriedade, refletindo seus valores e objetivos. Todo o processo de criação da identidade visual foi desenvolvido pelos bibliotecários da equipe do CRA, que oferecem um serviço de referência especializado e visando à excelência, além de uma visão detalhada da importância da comunicação visual em bibliotecas universitárias.

PDF
ÁUDIO
VÍDEO

Referências

ELIEL, O. et al. O papel da biblioteca universitária na viabilização das atividades de ensino e pesquisa durante a pandemia de COVID-19: a experiência do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 29., 2022, Online. Anais [...], v. 1, n. 1, p. 1–15. Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2022/article/view/2508. Acesso em: 31 ago. 2023.

FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo, SP: Edgard Blucher, 1982. 273 p.

JORENTE, Maria José Vicentini. Ciência da informação: mídias e convergência de linguagens na web. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. 170 p. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/109223. Acesso em: 10 jun. 2023.

LANDIM, Laís Alpi. Perspectivas críticas para o design da informação: contribuições da Ciência da Informação no contexto e-Saúde. 2023. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2023. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/242703. Acesso em: 13 jun. 2023.

OLIVEIRA, João Augusto Dias Barreira e. A Ciência da Informação e o Design de Informação: perspectivas interdisciplinares. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/126604. Acesso em: 10 jun. 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Juliano Benedito Ferreira , Roberta Cristina Dal’Evedove Tartarotti , Michele Lebre de Marco

Downloads

Download data is not yet available.