Resumo
Introdução: O acesso à informação no Brasil ganhou robustez com a Lei Federal nº 12.527/2011, sendo que, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) foi instaurado em 2013. A ampliação de suas competências ocorreu em 2016 e, em 2022, a política de transparência da universidade foi formalizada. Objetivo: O objetivo deste trabalho é analisar a evolução, as conquistas e os desafios do SIC-Unicamp desde sua criação. Metodologia: A metodologia empregada inclui análises retrospectivas baseadas em documentação institucional. Resultados: Os resultados mostram uma significativa evolução do SIC, que começou com apenas dois funcionários, em um espaço reduzido, desempenhando um conjunto mínimo de atividades, e agora conta com uma equipe maior, ocupa a totalidade de um prédio e assumiu novas responsabilidades, incluindo a gestão de conteúdo de portais e o atendimento exclusivamente em formato digital. Os indicadores também corroboram essa evolução, já que o número de atendimentos cresceu de 139 em 2013 para 41.519 em 2023. Conclusão: A conclusão é que a Deliberação CAD A-004/2022, enquanto política institucional de transparência, consolida o SIC-Unicamp como o organismo responsável pela democratização do acesso à informação, contribuindo com uma gestão universitária mais aberta e participativa.
Referências
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