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Dez anos de práticas do Serviço de Informações ao Cidadão da UNICAMP: um olhar crítico e retrospectivo
Uma mesa com um teclado e uma identidade desfocada sob o teclado
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Palavras-chave

Serviço de informações ao cidadão
Acesso à informação
Trajetória
Política de transparência
UNICAMP

Como Citar

SILVA, Fábio Rodrigo Pinheiro da; LOPES, Caio Henrique Santos; SOUSA, Euler Santos de. Dez anos de práticas do Serviço de Informações ao Cidadão da UNICAMP: um olhar crítico e retrospectivo. Revista Saberes Universitários, Campinas, SP, v. 4, n. 00, p. e025003, 2025. DOI: 10.20396/saberes.v4i00.20345. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/saberes/article/view/20345. Acesso em: 15 out. 2025.

Resumo

Introdução: O acesso à informação no Brasil ganhou robustez com a Lei Federal nº 12.527/2011, sendo que, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) foi instaurado em 2013. A ampliação de suas competências ocorreu em 2016 e, em 2022, a política de transparência da universidade foi formalizada. Objetivo: O objetivo deste trabalho é analisar a evolução, as conquistas e os desafios do SIC-Unicamp desde sua criação. Metodologia: A metodologia empregada inclui análises retrospectivas baseadas em documentação institucional. Resultados: Os resultados mostram uma significativa evolução do SIC, que começou com apenas dois funcionários, em um espaço reduzido, desempenhando um conjunto mínimo de atividades, e agora conta com uma equipe maior, ocupa a totalidade de um prédio e assumiu novas responsabilidades, incluindo a gestão de conteúdo de portais e o atendimento exclusivamente em formato digital. Os indicadores também corroboram essa evolução, já que o número de atendimentos cresceu de 139 em 2013 para 41.519 em 2023. Conclusão: A conclusão é que a Deliberação CAD A-004/2022, enquanto política institucional de transparência, consolida o SIC-Unicamp como o organismo responsável pela democratização do acesso à informação, contribuindo com uma gestão universitária mais aberta e participativa.

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Referências

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