Resumo
Introdução: A internacionalização do Ensino Superior tem sido um fator crucial para o desenvolvimento de redes acadêmicas e a expansão do conhecimento global. A Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em parceria com o Santander[1], vem promovendo a mobilidade internacional de servidores técnico-administrativos visando o aprimoramento profissional e a imersão em contextos culturais diversos. Objetivo: Analisar o impacto do Programa de Mobilidade Internacional da Unicamp nos servidores técnico-administrativos da Faculdade de Educação (FE) a fim de compreender como as experiências internacionais contribuíram para seus desenvolvimentos profissionais e pessoais, além de fortalecer as práticas administrativas e acadêmicas na FE. Metodologia: A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada na análise dos relatos desses servidores que participaram do Programa de Mobilidade Internacional entre 2019 e 2024. Resultados: Os servidores atestaram significativos ganhos em suas competências profissionais, especialmente nas áreas de gestão acadêmica, políticas inclusivas, sustentabilidade, divulgação científica e práticas administrativas voltadas para a diversidade cultural. A experiência internacional permitiu o intercâmbio de boas relações entre as instituições visitadas e a Unicamp, fortalecendo a colaboração interinstitucional. Conclusão: O Programa de Mobilidade Internacional da Unicamp demonstrou-se eficaz para o desenvolvimento de competências dos servidores técnico-administrativos da FE, além de proporcionar vivências enriquecedoras, promove a internacionalização, a troca de conhecimentos e parcerias interinstitucionais. As experiências contribuíram para inovações locais, alinhando a FE às estratégias globais de educação, inclusão e gestão sustentável.
Referências
ALVES FILHO, Manuel. Em diálogo com o mundo: Estratégia de internacionalização da Unicamp é ampliada e atinge novos segmentos da comunidade universitária. Jornal da Unicamp, Campinas, ano 2014, n. 612, 31 out.-9 nov. 2014. Disponível em https://encurtador.com.br/kpeoj. Acesso em: 19 set. 2024.
CEFOR - Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância. Ministério da Educação. Você sabe o que é um MOOC?., 2022. Disponível em https://encurtador.com.br/CkRoU. Acesso em: 20 set. 2024.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO-Unicamp. Planejamento Estratégico: Planes 2004-2024 (Segunda revisão), nov. 2022. Disponível em https://encurtador.com.br/DeH3F. Acesso em 19 set. 2024.
KNIGHT, Jane. Introduction, In: International Education Hubs: Student, Talent, Knowledge-Innovation. KNIGHT, Jane (ed). Springer: Dordrecht, 2014.a.
PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. Internacionalização na universidade contemporânea: uma visão da internacionalização em uma universidade pública paulista. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 5, p. e019043, 2019. DOI: 10.20396/riesup.v5i0.8653979. Acesso em: 19 set. 2024.
UNIVERSIDADE DO MINHO. Despacho RT-96/2021: Plano de Igualdade de Género da UMinho, 2021. Disponível em: https://encurtador.com.br/pWr4L. Acesso em 20 set. 2024.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Coordenadoria Geral da Universidade. PLANES: Planejamento Estratégico 2021-2025. Campinas, 2020. Disponível em: https://encurtador.com.br/XTM11. Acesso em: 20 set. 2024.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Roberta Pozzuto, Tassiane Bragagnolo, Giovanna da Costa Romaro, Juliana Marques Lourenço, Luciano Mucini, Jórgias Alves Ferreira
