Banner Portal
Um breve ensaio sobre a fotografia e a leitura crítica do discurso fotográfico
PDF (Portugués)

Palabras clave

Fotografia e sua história
Leitura crítica.

Cómo citar

RAMOS, Menandro. Um breve ensaio sobre a fotografia e a leitura crítica do discurso fotográfico. Studium, Campinas, SP, n. 23, p. 24–33, 2006. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12239. Acesso em: 26 jan. 2026.

Resumen

Desde sempre a humanidade buscou registrar situações do seu cotidiano, de seu tempo. Através dos mais diferentes meios, fez representar objetos e eventos de cada época, que de uma maneira ou de outra lhe despertaram a  atenção. A história do homem é assinalada pela presença da imagem através das diversas possibilidades de suportes e técnicas: madeira, pedra, argila, osso, couro, materiais orgânicos em geral, metais, papéis, acetatos, suportes digitais...desenho, pintura, escultura, fotografia, cinema, televisão, web... Uma história rica em soluções plásticas com a finalidade de representação para a expressão e o registro. Portanto, marcada pela imagem como elemento de linguagem, como ato sêmico, como signo dotado de intencionalidade, com capacidade evocatória de objetos, pessoas e eventos. As pinturas rupestres e demais soluções plásticas encontradas em diversos sítios arqueológicos fazem-nos indagar qual teria sido o sentido dessas manifestações, se teria fins mágico-propiciatórios, fins puramente estéticos ou fins de registro. E, nesse caso, vale ainda indagar se teria relação com a busca e a manutenção do poder.

PDF (Portugués)

Referencias

[1]Vanoye. Usos das linguagens: problemas e técnicas na produção oral e escrita. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
[2]Soares, Ismar de Oliveira. Escola, Comunicação e Sociedade. In Revista da Educação AEC, Brasília, Ano 11, nº 44, 1982.
Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 1970 Studium

Downloads

Download data is not yet available.