Banner Portal
Nas asas da mariposa : exibindo a obra de José Oiticica Filho

Palavras-chave

Fotografias e obras
Aspectos didáticos.

Como Citar

VALENTIN, Andreas. Nas asas da mariposa : exibindo a obra de José Oiticica Filho. Studium, Campinas, SP, n. 32, p. 20–32, 2025. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12460. Acesso em: 25 jan. 2026.

Resumo

Em 2007, no Centro de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro foi realizada a primeira grande retrospectiva da obra de José Oiticica Filho (1906-1964) desde 1983. Tratava-se de uma expressiva mostra da obra de um fotógrafo que, até hoje, ainda é pouco conhecido e, menos ainda, pesquisado. Um dos grandes inovadores da fotografia brasileira nos anos 50 e início dos 60 do século XX, JOF se aproximou da fotografia através de sua atividade principal, a de entomólogo pesquisador do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Suas primeiras imagens são registros precisos e científicos de espécies de insetos. Na década de 50, JOF se associou a fotoclubes no Brasil e no exterior. Através desse circuito, sua obra foi mostrada em centenas de exposições nacionais e internacionais. Unindo o rigor científico a esmero técnico, disciplina e método, o fotógrafo buscava superar o fotopictorialismo acadêmico e dotar suas imagens de uma profunda inquietação intelectual e artística. O resultado são imagens marcantes que pontuam não apenas a história da fotografia no Brasil, como também, a partir da sua participação nos movimentos construtivistas, a própria história das vanguardas brasileiras. Serão apresentados aqui alguns aspectos da obra de JOF e como ela foi exibida na exposição. O tema adquire ainda maior relevância após o incêndio ocorrido no acervo de Helio Oiticica onde também estavam abrigadas as impressões originais, negativos, pinturas e escritos de JOF.

 

Referências

COSTA, Helouise; SILVA, Renato Rodrigues da. Fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2004.

FATORELLI, Antonio. Fotografia e viagem: entre a natureza e o artifício. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

FRIZOT, Michel. Nouvelle histoire de la photographie. Paris: Larousse, 2001.

HERKENHOFF, Paulo. José Oiticica Filho: a ruptura da fotografia nos anos 50. Rio de Janeiro: Ed. Funarte, 1983 (texto no catálogo da exposição de mesmo nome).

MAGALHÃES, Angela; PEREGRINO, Nadja F. Fotografia no Brasil: um olhar das origens ao contemporâneo. Rio de Janeiro: Funarte, 2004.

OITICICA FILHO, José. Fotografia se faz no laboratório (entrevista a Ferreira Gullar). Jornal do Brasil, 24/8/1958, Suplemento Dominical.

ROSENBLUM, Naomi. A world history of photography. New York: Abbeville Press, 1997.

ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Ed. SENAC, 2009.

Itaú Cultural / Programa Hélio Oiticica. Disponível em http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia/ho/home/index.cfm . Acesso em junho de2011

Foto Cine Clube Bandeirante. Disponível em: http://www.fotoclub.art.br/historia3.html . Acesso em junho de2011
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1970 Studium

Downloads

Download data is not yet available.