Banner Portal
Diante da sombra : a ficção como forma sintomática de teoria
PDF

Palavras-chave

Fotografia
Pensamentos mágicos
Escrita ficcional.

Como Citar

ENTLER, Ronaldo. Diante da sombra : a ficção como forma sintomática de teoria. Studium, Campinas, SP, n. 40, p. 211–228, 2018. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12613. Acesso em: 25 jan. 2026.

Resumo

Nossas primeiras imagens habitavam lugares sombrios – as cavernas, os túmulos, os templos – e davam corporeidade a uma dimensão obscura e distante da realidade – o mundo dos mortos, dos deuses, e uma natureza repleta de causalidades sutis. O processo civilizatório substitui o pensamento mágico por uma mentalidade científica, mas não consegue eliminar todos os traços dessa origem. Na outra ponta dessa história, a fotografia surge como produto da racionalidade moderna e inaugura a noção de imagem técnica. Mas, ao acolher nossos rituais afetivos mais intensos e cotidianos, abre espaço para manifestações de um pathos das linguagens que foi recalcado pela cultura. Atravessada por crenças e desejos, vai muito além de um “querer de dizer”: ela é também sintoma, espaço de transbordamento de sentidos que nem sempre nossas estratégias de comunicação são capazes de depurar. Nesses casos, as imagens são mais do que uma tela em que a expressão de um autor ou de um tempo pode ser lida. Ela é uma pele onde as cicatrizes da história ainda latejam. Como um prólogo estendido, este artigo apresenta os pressupostos que movem o livro “Diante da Sombra”, série de textos ficcionais que a fotografia como protagonista. Esses contos exploram o que persiste de sombra nessa escrita da luz. Publicamos um conto do livro junto com o artigo.

PDF

Referências

ARISTÓTELES. “A retórica”. In: Obras completas, vol. VIII, t. 1. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2005.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984

BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”. In: Obras escolhidas I: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1989.

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. O anti-Édipo. Capitalismo e esquizofrenia 1. São Paulo: Editora 34, 2010.

DIDI-HUBERMAN, Georges. “Quando as imagens tocam o real”. In: PÓS: Belo Horizonte, vol. 2, n. 4. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA/UFMG, 2012.

MONDZAIN, Marie-José. Imagem, ícone, economia. As fontes bizantinas do imaginário contemporâneo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

NIETZSCHE. Friedrich. “O nascimento da tragédia no espírito da música”. In: Obras incompletas (Col. Os Pensadores). São Paulo: Nova Cultural, 1999.

VERNANT, Jean-Pierre. “Da presentificação do invísível à imitação da aparência”. In: Mito e pensamento entre os gregos. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

WARBURG, Aby. Histórias de fantasmas para gente grande – Aby Warburg: escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Studium

Downloads

Download data is not yet available.