Banner Portal
A temporalidade na pintura nu descendo uma escada, de Marcel Duchamp
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
PDF (Portuguese)

Keywords

Marcel Duchamp
Temporalidade
Pintura

How to Cite

PEREIRA, Caroliny. A temporalidade na pintura nu descendo uma escada, de Marcel Duchamp. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 88–94, 2012. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4195. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4195. Acesso em: 20 oct. 2025.

Abstract

Contrapondo-se às ideias futuristas de aceleração e do movimento como fluxo contínuo e dinâmico, ao pintar Nu descendo uma escada (1912), Marcel Duchamp estava interessado nas experiências de análise e decomposição do movimento por meio da desaceleração e, por isso, buscou nas experimentações cronofotográficas do francês Étienne-Jules Marey (figura 1) nas quais ele teve acesso através da publicação na revista francesa La Nature, de 1983 e do inglês Eadweard Muybridge (figura 2), fontes para as suas análises.

PDF (Portuguese)

References

ALLIEZ, Éric. (Org.). Gilles Deleuze: uma vida filosófica. Trad. Ana Lúcia de Oliveira. São Paulo: Editora 34, 2000.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 1992.

BERGSON, Henri. A evolução criadora. Lisboa: Edições 70, 2001.

_____. O pensamento e o movente. Trad. Bento Prado Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

CASTELLO BRANCO, P. S. Cinema abstracto: da vanguarda europeia às primeiras manipulações digitais da imagem.

BOCC: Biblioteca Online de Ciências da Comunicação. Covilhã: University of Beira Interior, 2010.

CHARNEY, Leo. Num instante: o cinema e a filosofia da modernidade. In: Schwartz, V. R.; CHARNEY, L. O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo. Cosac & Naify, 2001.

CHIPP, H. B. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. Trad. Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 1999.

DUCHAMP, Marcel. O ato criativo. In: TOMKINS, Calvin. Marcel Duchamp. São Paulo: Cosac & Naify, 2005.

GODOY-DE-SOUZA, H. A. Marey e a Visibilidade do Invisível. In: Capisani, Dulcemira. (Org.). Transformação e Realidade - Mundos Convergentes e Divergentes. Campo Grande: PROPP/CAD/UFMS/ DEPTO DE COMUNICAÇÃO E ARTES, 2002, v. 1, p. 295-315.

KRAUSS, Rosalind. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

MINK. Janis. Duchamp. Köln. Taschen, 2006. PAZ, Octavio. Marcel Duchamp ou o castelo da pureza. São Paulo: Perspectiva, 1977.

PELBART, Peter Pál. O tempo não-reconciliado. In. ALLIEZ, Éric (Org.). Gilles Deleuze: uma vida filosóf ica. Trad. Ana Lúcia de Oliveira. São Paulo: Editora 34, 2000.

TOMKINS, Calvin. Duchamp: uma biografia. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 Caroliny Pereira