Banner Portal
A imprensa bate à porta: Adalberto Mattos e Angyone Costa nos ateliês do Rio de Janeiro na década de 1920
PDF (Portuguese)

Keywords

Imprensa
Crítica de arte
Adalberto Mattos
Angyone Costa

How to Cite

BRANCATO, João Victor Rossetti. A imprensa bate à porta: Adalberto Mattos e Angyone Costa nos ateliês do Rio de Janeiro na década de 1920. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 11, p. 251–260, 2015. DOI: 10.20396/eha.11.2015.4293. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4293. Acesso em: 12 feb. 2026.

Abstract

Especialmente durante a Primeira República, possuímos sujeitos dos mais diversos atuando na crítica de artes visuais. Muito além de Gonzaga Duque e Mário de Andrade, há mais uma série de críticos em militância. No Rio de Janeiro, dentre outros, atuam Francisco Acquarone, Laudelino Freire, Adalberto Mattos, Angyone Costa, Marques Junior, Virgílio Maurício e Nogueira da Silva. Indissociável desse momento e desses personagens do campo artístico pairam o estado e os rumos da arte brasileira frente o contexto nacional recente – o fim da Monarquia e a implantação da República – e as orientações da arte internacional de vanguarda.

PDF (Portuguese)

References

BOURDIEU, Pierre. Sociologia. In: ORTIZ, Renato (Org.). São Paulo: Ática, 1983.

CHARTIER, Roger. O sociólogo e o historiador. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

CHIARELLI, Tadeu. De Anita à academia: para repensar a história da arte no Brasil. Novos Estudos - CEBRAP, n.88, p.113-132, 2010.

CHIARELLI, Tadeu. Um jeca nos vernissages: Monteiro Lobato e o desejo de uma arte nacional no Brasil. São Paulo: Edusp, 1995.

COUTO, Maria de Fátima Morethy. Modernos ou vanguardistas: a construção do moderno na arte brasileira da primeira metade do século XX. Cadernos da Pós-graduação do Instituto de Artes. Campinas: Programa de Pós-graduação em Artes, 2005. v. 8.

DAZZI, Camila. "Pôr em prática a Reforma da antiga Academia": a concepção e a implementação da reforma que instituiu a Escola Nacional de Belas Artes em 1890. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011 (Tese).

SETTON, Maria da Graça Jacintho. A Teoria do Habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação, nº 20, 2002.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2015 João Victor Rossetti Brancato