Banner Portal
Artistas ou alienados: reflexões sobre uma pesquisa em andamento
PDF (Portuguese)

Keywords

Alienados
Arte e loucura
Engenho de dentro

How to Cite

ARAÚJO, Paula Vaz Guimarães de. Artistas ou alienados: reflexões sobre uma pesquisa em andamento. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 11, p. 464–469, 2015. DOI: 10.20396/eha.11.2015.4325. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4325. Acesso em: 13 feb. 2026.

Abstract

A pesquisa de mestrado aqui em questão está ainda em sua fase inicial. A mesma se deve à busca de um melhor entendimento das visões ideológicas com relação a díade arte e loucura dentro da história da arte brasileira. Para tal, se parte de um debate crítico que trazia à tona diferentes visões políticas e engajamentos em determinados projetos de modernidade, envolvendo agentes fundamentais dentro de um processo que é tido enquanto gênese da produção artística brasileira contemporânea. O objetivo aqui, é abrir esta investigação para debate, buscando com isso um aprimoramento do andamento da pesquisa, a partir da aproximação com outras leituras e perspectivas metodológicas possíveis sobre o escopo documental e teórico iniciais.

PDF (Portuguese)

References

Almir Mavignier. Relatório de Mavignier sobre a visita a Emygdio de Barros em companhia de Henrique Mindlin, Helena Mindlin, Geraldo de Barros e Abraham Palatnik”. Rio de Janeiro, 04.12.1950. Depoimento datiloscrito.

Aracy Amaral. Textos do Trópico de Capricórnio - vol 1: Modernismo, arte moderna e o compromisso com o lugar. p. 142.

Fundação Bienal de São Paulo. Arte Incomum. Curadoria de Victor Musgrave e Annateresa Fabris. Curador geral: Walter Zanini.

Fundação Bienal de São Paulo. Imagens do inconsciente - Mostra do Redescobrimento. Curadoria de Nelson Aguilar.

Gláucia Villas Bôas. A estética da conversão: o ateliê do Engenho de Dentro e a arte concreta carioca (1946-1951). p.200.

Gustavo Henrique Dionisio. O antídoto do mal: crítica de arte e loucura na modernidade brasileira.

Heloisa Espada e Rodrigo Naves. Raphael e Emygdio: dois modernos no Engenho de Dentro. p.98.

Mário Pedrosa. Arte, necessidade vital. Correio da Manhã. 13/04/1947.

Michel Foucault. História da Loucura na Idade Clássica. pp. 12 -13.

Paula Vaz. Artistas ou Alienados - O embate crítico entre Quirino Campofiorito e Mário Pedrosa sobre Pinturas dos Alienados do Centro Psiquiátrico Nacional e Os Nove Artistas de Engenho de Dentro do Rio de Janeiro.

Pierre Bourdieu. A Produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. p.24.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2015 Paula Vaz Guimarães de Araújo