Banner Portal
A Curadoria como História da Arte: aspectos da escrita da História da Arte em Belo Horizonte
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
PDF (Portuguese)

Keywords

Curadoria
Belo Horizonte
Escrita da História da Arte

How to Cite

VIVAS, Rodrigo. A Curadoria como História da Arte: aspectos da escrita da História da Arte em Belo Horizonte. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 582–589, 2022. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4330. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4330. Acesso em: 14 feb. 2026.

Abstract

Um dos problemas fundamentais que acompanham a pesquisa em História da Arte e também da História é a construção da narrativa. Como organizar, selecionar um conjunto de fatos relevantes e transformá-los em uma escrita coerente? Existem inúmeras formas de “escrever” a História da Arte e vários caminhos de pesquisa. Gostaria de tratar de um específico: as narrativas elaboradas a partir de exposições ou curadorias. Para tanto, selecionei exposições que foram fundamentais para a construção da História da Arte em Belo Horizonte. É possível afirmar que a escrita da História da Arte de Belo Horizonte é indissociável da dinâmica curatorial. Como a delimitação que desejo trabalhar é anterior a própria noção de curadoria, usarei o termo “curadoria” para experiências recentes e “exposições” para as mais remotas.

PDF (Portuguese)

References

ÁVILA, Cristina. Aníbal Mattos e seu tempo. Belo Horizonte, 1991.

RIBEIRO, Marília Andrés e SILVA, Fernando Pedro da. (Org.). Um Século de História das Artes Plásticas em Belo Horizonte. Belo Horizonte: C/Arte: Fundação João Pinheiro/Coleção Centenário, 1997.

RIBEIRO, Marília Andrés. Neovanguardas, Belo Horizonte, Anos 60. Belo Horizonte: C/ARTE, 1997.

SANTOS, Cristina A. Guignard, as gerações pós-Guignard e a consolidação da modernidade. In: RIBEIRO, Marília Andrés. Um século de história das artes plásticas em Belo Horizonte. Belo Horizonte. C/ Arte e Fundação João Pinheiro, 1997.

VIEIRA, Ivone Luiza. Emergência do modernismo. In: RIBEIRO, Marília Andrés. Um século de história das artes plásticas em Belo Horizonte. Belo Horizonte. C/Arte e Fundação João Pinheiro, 1997.

VIEIRA, Ivone Luiza. O modernismo em Minas: Salão do Bar Brasil. Catálogo da Exposição. Museu de Arte de Belo Horizonte e Casa do Baile, Pampulha; Museu de Arte Contemporânea da USP e Paço Imperial, Rio de Janeiro, 1986.

VIVAS, Rodrigo. Aníbal Mattos e as Exposições Gerais de Belas Artes em Belo Horizonte. 19&20, Rio de Janeiro, v. VI, n. 3, jul./set. 2011. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/artistas/rv_am.htm

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 Rodrigo Vivas