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Em hipocampo: alegoria e a crítica da fotografia no espaço expositivo
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
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Keywords

Instalação
Fotografia
Espaço expositivo

How to Cite

MENDES, Talita. Em hipocampo: alegoria e a crítica da fotografia no espaço expositivo. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 659–667, 2012. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4357. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4357. Acesso em: 26 oct. 2025.

Abstract

Na instalação Hipocampo, realizada por Rosângela Rennó em (1995), percebese a alternância de dois espaços configurados pela artista: o retorno cíclico e programado do espaço expositivo e o da câmara escura. A aparição desta última é acionada pelo jogo parafrástico do acender e apagar a luz, provocando uma associação metafórica que pode ser sintetizada na expressão “a câmara escura é o cubo branco”.

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References

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