Banner Portal
Thornton dial: fora do quê?
Capa contendo numero, título e data da publicação. Foto da obra A fonte de Duchamp, que se trata de um mictório de ponta cabeça assinado na base com R. MUTT, 1917
PDF (Portuguese)

Keywords

Thornton Dial
Categorização artística
História da arte

How to Cite

DENNIS, Whitney. Thornton dial: fora do quê?. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 8, p. 734–745, 2012. DOI: 10.20396/eha.8.2012.4365. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4365. Acesso em: 23 oct. 2025.

Abstract

Este trabalho pretende expor algumas dificuldades que existem para os artistas que não se enquadram facilmente nas categorias principais da história da arte, usando o exemplo de Thornton Dial. A arte do Thornton Dial, e sua carreira junta com Bill Arnett, seu patrono, propõe muitas perguntas, a muito variadas. Este trabalho tenta pesquisar sobre algumas delas, principalmente sobre a categorização do artista, e a dificuldade na comprensão dele usando metodos convencias da historia da arte. O fin desta pesquisa deverá lançar alguma luz sobre os fatores que mantiveram à Dial fora das instituções do corrente principal, e analisar porque é que Dial e outros artistas como ele, são muitas vezes deixados de fora do famoso Cânon de arte elevado. Também se examinara o progresso obtido pelo principal promotor Dial, Bill Arnett, através da sua determinação implacável para obter reconhecimento para Dial e ver sua inclusão nos principais instituições de arte. É importante notar que os acontecimentos históricos que são mencionados aqui são simplesmente destacados por sua relevância para este trabalho, e de modo nenhum abrangem a totalidade da longa e complexa história do Dial e Arnett juntos.

PDF (Portuguese)

References

American Vernacular Art of the South, VoluCarey, C. (Producer & Director). (2007). Mr. Dial Has Something to Say [Motion picture]. (Available from Alabma Public Televsion).

Anderson, M., interview, 27 July 2012.

Arnett, P. An Introduction to Other Rivers (2000). In Souls Grown Deep: African me 1(p. xiii-xxii.). Atlanta: Tinwood 11 Books. American Vernacular Art of the South, Volu

Arnett, W., interview. 7 August 2012.

Carey, C. (Producer & Director). (2007). Mr. Dial Has Something to Say [Motion picture]. (Available from Alabma Public Televsion). Pollock, G. (1995).

Cubbs, J. (2011, April). Outside/In: The Art of Thornton Dial. [Hard Truths: A Forum on Art and the Politics of Difference]. Retrieved from: http://www.imamuseum.org/art/exhibitions/dial/about/hard-truths-forum

Cubbs, J. (2011). Hard Truths: The Art of Thornton Dial. In Joanne Cubbs & Eugene Metcalf (Eds.), Hard Truths / The Art of Thornton Dial (58-59). Indianapolis: Indianapolis Museum of Art & DelMonico Books.

Fernie, E. (1995). Michael Baldwin, Charles Harrison, and Mel Ramsden, ‘Art History, Art Criticism and Explanation’, 1981. In Eric Fernie (Ed.), Art History and its Methods (261). Singapore: Phaidon.

Griselda Pollock, ‘Feminist Interventions in the Histories of Art’, 1988. In Eric Fernie (Ed.), Art History and its Methods (302). Singapore: Phaidon.

Metcalf, E. (Summer 2006). Bill Arnett, Thornton Dial and the Myth of America. Raw Vision (55), p. 24-30.

Pollock, G. (1995). Griselda Pollock, ‘Feminist Interventions in the Histories of Art’, 1988. In Eric Fernie (Ed.), Art History and its Methods (300). Singapore: Phaidon.

Tate, G. (2011). Thornton Dial: Free, Black, and Brightening Up the Darkness of the World. In Joanne Cubbs & Eugene Metcalf (Eds.), Hard Truths / The Art of Thornton Dial (28). Indianapolis: Indianapolis Museum of Art & DelMonico Books.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2012 Whitney Dennis