Banner Portal
Crítica de processos de criação no âmbito afro-indígena brasileiro
PDF (Portuguese)

Keywords

Afro-indígena-brasileiro
História da Arte do Brasil

How to Cite

SOUZA, Diego Alexandre de; ROCHA, Carlos Alberto. Crítica de processos de criação no âmbito afro-indígena brasileiro. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 13, p. 307–315, 2018. DOI: 10.20396/eha.13.2018.4383. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4383. Acesso em: 23 oct. 2025.

Abstract

Este texto deriva da comunicação apresentada no dia 10 de setembro de 2018, no auditório I do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, na mesa intitulada: Disputas Narrativas I – Arte, Identidade e Relações Raciais. A apresentação "Crítica de processos de criação em Artes Visuais no âmbito afro-indígena brasileiro" observou os artistas e suas obras enquanto elementos heterotópicos - eixos de deslocamentos constantes, que mobilizam afetos, identidades, singularidades, coletividades, emaranhados de emoções. Heterotopia enquanto conceito referente ao pensamento do filósofo Michel Foucault, e que se tece em agenciamentos nas redes e nos fluxos da genealogia de Georges Didi-Huberman: temporalidades e espacialidades que se inter-relacionam por diversas camadas de significação. 

PDF (Portuguese)

References

BENJAMIN, W. Sobre o conceito de história. Em Obras escolhidas. Magia e técnica. Arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.

DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2010.

ESBELL, J. Arte indígena contemporânea. Revista Select, ano 07, n. 39, 2018.

FOUCAULT, M. Outros espaços. In: Ditos e escritos III. Estética: Literatura e pintura, música e cinema.

MOTTA, Manoel Barros da (Org.). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.

MUSA, H. Stories from El-Salahi's garden. Tate Etc. Magazine, issue 28, summer 2013.

HYNES, N.J. "Being in Now": Ibrahim El -Salahi at the Tate Modern. Nka – Journal of contemporary african art, issue 34, spring, 2014.

PAULINO, R. Imagens de sombras. Tese (doutorado). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo: 2011.

SANTAELLA, L. A matriz heterotópica na obra de Didi -Huberman. Paralaxe – revista de estética e filosofia da arte, v. 4, n. 1, 2016.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Diego Alexandre de Souza, Carlos Alberto Rocha