Banner Portal
Intervenções de enfermagem aos pacientes internados com tuberculose
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Tuberculose
Segurança do paciente
Cuidado humanizado
Intervenções de enfermagem

Categorias

Como Citar

Intervenções de enfermagem aos pacientes internados com tuberculose. SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 4, p. e0240116, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11301. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11301. Acesso em: 6 out. 2025.

Resumo

Introdução: A tuberculose (TB) é considerada um problema de saúde pública significativo em todo o mundo, principalmente nos ambientes hospitalares. O tratamento eficaz e a gestão adequada dos pacientes internados são essenciais para a cura, prevenção da transmissão e melhoria da qualidade de vida. Objetivo: Relatar a experiência profissional no desenvolvimento do protocolo de intervenção de enfermagem aos   pacientes internados com TB em uma enfermaria do Hospital de Clínicas da Unicamp. Metodologia: A implementação deste protocolo abrange adesão ao tratamento, suporte emocional e manejo nutricional, desenvolvido em 4 etapas: Avaliação inicial: No primeiro dia de internação realiza-se anamnese coletando dados, exame físico, informando sobre os cuidados específicos. Intervenções educativas: Folders informativos sobre TB, abordando como se transmite, os sinais e sintomas, e a importância em tomar alguns medicamentos específicos de TB. Suporte psicológico: procuramos conversar com o paciente, descontraí-lo e tranquilizando-o.  Formação da equipe: Capacitação da equipe multiprofissional, contínua para melhores práticas no manejo da TB. Resultados: Desde o início do projeto em março de 2024, os 10 pacientes atendidos aceitaram positivamente as medidas de intervenção, demonstraram satisfação dos cuidados recebidos. O acompanhamento ativo e o suporte emocional proporcionados pela enfermagem aumentou a taxa de adesão ao tratamento, reduziu o tempo de recuperação e minimizaram o estigma associado à doença. Conclusão: As intervenções integraram não só a multidisciplinaridade do cuidado, mas também a abordagem específica aos pacientes internados com TB, observando-se a diminuição dos dias de internação e a qualidade de vida desses pacientes.

PDF
PÔSTER

Referências

RAMOS, M., & Oliveira, C.*(2021). “Cuidado Multidisciplinar na Tuberculose: Desafio e Perspectivas. “Jornal of Clinical Nursing, 30(10), 1500-1508.

BRASIL. Ministério da saúde. (2021). “ Tratamento da Tuberculose: Diretrizes para o manejo clínico. ” – Um documento que apresenta as diretrizes e recomendações para o tratamento da tuberculose no Brasil.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Adriane Alves Martins, Maria Macilene Santos Fonseca