Resumo
Introdução: A tuberculose (TB) é considerada um problema de saúde pública significativo em todo o mundo, principalmente nos ambientes hospitalares. O tratamento eficaz e a gestão adequada dos pacientes internados são essenciais para a cura, prevenção da transmissão e melhoria da qualidade de vida. Objetivo: Relatar a experiência profissional no desenvolvimento do protocolo de intervenção de enfermagem aos pacientes internados com TB em uma enfermaria do Hospital de Clínicas da Unicamp. Metodologia: A implementação deste protocolo abrange adesão ao tratamento, suporte emocional e manejo nutricional, desenvolvido em 4 etapas: Avaliação inicial: No primeiro dia de internação realiza-se anamnese coletando dados, exame físico, informando sobre os cuidados específicos. Intervenções educativas: Folders informativos sobre TB, abordando como se transmite, os sinais e sintomas, e a importância em tomar alguns medicamentos específicos de TB. Suporte psicológico: procuramos conversar com o paciente, descontraí-lo e tranquilizando-o. Formação da equipe: Capacitação da equipe multiprofissional, contínua para melhores práticas no manejo da TB. Resultados: Desde o início do projeto em março de 2024, os 10 pacientes atendidos aceitaram positivamente as medidas de intervenção, demonstraram satisfação dos cuidados recebidos. O acompanhamento ativo e o suporte emocional proporcionados pela enfermagem aumentou a taxa de adesão ao tratamento, reduziu o tempo de recuperação e minimizaram o estigma associado à doença. Conclusão: As intervenções integraram não só a multidisciplinaridade do cuidado, mas também a abordagem específica aos pacientes internados com TB, observando-se a diminuição dos dias de internação e a qualidade de vida desses pacientes.
Referências
RAMOS, M., & Oliveira, C.*(2021). “Cuidado Multidisciplinar na Tuberculose: Desafio e Perspectivas. “Jornal of Clinical Nursing, 30(10), 1500-1508.
BRASIL. Ministério da saúde. (2021). “ Tratamento da Tuberculose: Diretrizes para o manejo clínico. ” – Um documento que apresenta as diretrizes e recomendações para o tratamento da tuberculose no Brasil.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Adriane Alves Martins, Maria Macilene Santos Fonseca