Banner Portal
No alinhavo da aprendizagem entre linhas e agulhas : brincar, manusear, imaginar, criar e divertir
PDF
PÔSTER

Palavras-chave

Brincar
Alinhavo
Criança

Categorias

Como Citar

FOCHI, Vanessa Santos de Freitas; NOGUEIRA, Marcia Speranza dos Santos; LEITE, Natália Casimiro. No alinhavo da aprendizagem entre linhas e agulhas : brincar, manusear, imaginar, criar e divertir. SIMTEC – Simpósio dos Profissionais da UNICAMP, Campinas, SP, n. 9.Eixo 3, p. e0240341, 2024. DOI: 10.20396/simtec.n9.11627. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/eventos/index.php/simtec/article/view/11627. Acesso em: 11 out. 2025.

Resumo

Introdução: O Projeto de alinhavo é considerado brincadeira na Turma da Bicharada no Ceci-Integral, pré-escola. Desenvolvido com crianças de 4 a 6 anos, filhos e filhas de servidores da Unicamp, Funcamp e de alunos da Universidade. Pelo manuseio de linhas, agulhas e teares, as crianças podem desenvolver habilidade motora, emocional, social, cognitiva; materializar ideias criativas de forma autônoma e potencializar saberes na primeira infância para além da escola. Objetivo: Estimular o brincar; desenvolver habilidades criativas, motoras, visomotoras e raciocínio lógico; trabalhar preensão, sentido de direção, noção de em cima, embaixo, dentro e fora. Metodologia: A proposta é dinâmica, flexível e adaptada ao ritmo da criança. Os materiais são em parte provenientes de reutilização. Agulhas, linhas e teares são considerados ferramentas pedagógicas para tornar o processo desafiador, criativo e curioso. Resultados: Nas vivências a criança experimenta desafios brincando. Dentre eles: Colocar linha na agulha; definir ideias; seriar; pregar botões e pingentes de diferentes formatos e tamanhos; confeccionar chaveiros, pulseiras e tererês. Parte da produção é doada ao Projeto “TODOS JUNTOS POR VOCÊ” para pacientes, em tratamento, na radioterapia do HC da Unicamp. Conclusão: A proposta de alinhavo é um importante recurso que auxilia o aprendizado e o desenvolvimento global da criança. Ao manusear as linhas, os teares e a agulha, desenvolve autoconfiança, autoestima e empoderar-se de seus fazeres, além de possibilitar o desenvolvimento da concentração, da paciência e de posturas coletivas e individuais com responsabilidade, a atividade, torna o ambiente dinâmico, divertido, cheio de surpresas, desafios e ações.

 

PDF
PÔSTER

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Vanessa Santos de Freitas Fochi, Marcia Speranza dos Santos Nogueira, Natália Casimiro Leite