Resumo
Introdução: O Projeto de alinhavo é considerado brincadeira na Turma da Bicharada no Ceci-Integral, pré-escola. Desenvolvido com crianças de 4 a 6 anos, filhos e filhas de servidores da Unicamp, Funcamp e de alunos da Universidade. Pelo manuseio de linhas, agulhas e teares, as crianças podem desenvolver habilidade motora, emocional, social, cognitiva; materializar ideias criativas de forma autônoma e potencializar saberes na primeira infância para além da escola. Objetivo: Estimular o brincar; desenvolver habilidades criativas, motoras, visomotoras e raciocínio lógico; trabalhar preensão, sentido de direção, noção de em cima, embaixo, dentro e fora. Metodologia: A proposta é dinâmica, flexível e adaptada ao ritmo da criança. Os materiais são em parte provenientes de reutilização. Agulhas, linhas e teares são considerados ferramentas pedagógicas para tornar o processo desafiador, criativo e curioso. Resultados: Nas vivências a criança experimenta desafios brincando. Dentre eles: Colocar linha na agulha; definir ideias; seriar; pregar botões e pingentes de diferentes formatos e tamanhos; confeccionar chaveiros, pulseiras e tererês. Parte da produção é doada ao Projeto “TODOS JUNTOS POR VOCÊ” para pacientes, em tratamento, na radioterapia do HC da Unicamp. Conclusão: A proposta de alinhavo é um importante recurso que auxilia o aprendizado e o desenvolvimento global da criança. Ao manusear as linhas, os teares e a agulha, desenvolve autoconfiança, autoestima e empoderar-se de seus fazeres, além de possibilitar o desenvolvimento da concentração, da paciência e de posturas coletivas e individuais com responsabilidade, a atividade, torna o ambiente dinâmico, divertido, cheio de surpresas, desafios e ações.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

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