Banner Portal
Socialismo real e socialização do poder político
PDF

Palavras-chave

Socialismo real
Poder político
Centralidade política

Métricas

Como Citar

NETTO, José Paulo. Socialismo real e socialização do poder político. Crítica Marxista, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 64–66, 1994. DOI: 10.53000/cma.v1i1.18764. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/cma/article/view/18764. Acesso em: 24 jan. 2026.

Resumo

A crise do socialismo real, explodindo nos últimos anos da década passada, derivou num panorama espantoso. O que se mostra, sob os escombros do sorex (socialismo realmente existente), não é somente o colapso material de regiões inteiras que regridem rapidamente em níveis de vida típicos do "Terceiro Mundo"; este colapso (parece inconteste a emersão de uma criminalidade que se julgava própria da ordem burguesa) e degradação ideal (os valores do american way of life se atualizam na vida cotidiana, ao lado da revivescência de particularismos horrendos) e o que podemos chamar de exemplarização negativa - as implicações da desmoralização do projeto socialista, identificado ao "socialismo de caserna", estão custando (e ainda custarão por longo tempo) caro aos legatários da revolução.

PDF

Referências

NETO, José Paulo. Socialismo real e socialização do poder político. Crítica Marxista, São Paulo, Brasiliense, v.1, n.1, 1994, p. 65-66.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1994 José Paulo Netto

Downloads

Download data is not yet available.