Resumo
Em sua primeira seção, o artigo enfatiza a importância da tecnologia no contexto da oposição capitalismo/socialismo, tirando daí a implicação de que uma análise de suas funções e efeitos colaterais na sociedade não pode estar ausente da fundamentação teórica necessária para sustentar a luta pelo socialismo. Relacionam-se a seguir os princípios básicos que tal fundamentação deve incorporar. As demais seções apresentam uma visão panorâmica setorial das questões da tecnologia nos dias de hoje, analisando um por um os cinco seguintes setores da atividade econômica: 1.Agricultura/florestas/pesca;2.Indústria/transporte/energia;3.Informação/comunicação/ educação; 4. Vigilância/repressão/setor militar; 5. Saúde pública e serviços de saúde. Para cada setor, faz-se um esboço rins principais características da prática capitalista
corrente e dos requisitos implícitos para uma alternativa socialista, e estima-se o grau em que as condições que satisfazem tais requisitos já estão presentes.
Referências
WALLIS, Victor. Socialismo e tecnologia: uma visão setorial. Crítica Marxista, São Paulo, Ed. Revan, v.1, n.22, 2006, p.55-74.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2006 Victor Wallis