O movimento de busca pelas transformações das concepções e práticas de formação de professores na Universidade de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridpher.v7i00.15953

Palavras-chave:

Licenciaturas, Institucionalização de políticas, Práxis docente

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir o processo de implementação do Programa de Formação de Professores da Universidade de São Paulo (PFPUSP) no período 2006-2020, com destaque para as rupturas e inovações que trouxe ao campo das licenciaturas, bem como a identificação dos desafios e problemas enfrentados no âmbito da Universidade e frente às legislações federais e estadual que têm reconfigurado e, na maioria dos casos, desfigurado a formação dos docentes brasileiros. Com base em pesquisa bibliográfica sobre formação, em documentos da própria Universidade e na legislação, evidencia os esforços voltados para a superação das dicotomias, antigas e arraigadas na área, entre teoria/prática e entre saberes científicos/saberes pedagógicos

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Biografia do Autor

  • Selma Garrido Pimenta, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Brasil

    Possui graduação em Pedagogia (1965), mestrado (1979), doutorado (1985) em Educação: Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e Livre–Docência em Didática pela Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professora titular sênior da FE da USP e professora associada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos (Unisantos). Coordena (em parceria) o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação do Educador (GEPEFE) desde 1989, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da USP. Desde 2018, é vice-presidente e sócia-fundadora da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE). Coordena a Coleção Docência em Formação junto à Cortez Editora, em São Paulo. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, didática, pedagogia e pesquisa educacional. É pesquisadora sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (2021-2026).

  • Maria Isabel de Almeida, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Brasil

    Professora associada sênior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos. Formou-se em História pela USP (1981) e realizou mestrado (1994), doutorado (1999) e livre docência (2011) na área de Didática na Faculdade de Educação da mesma Universidade. Realizou pós-doutorado na Universitat Autònoma de Barcelona (2007). Representa a região sudeste na Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE) e integra o Comitê de Ética na Pesquisa da UNISANTOS. Coordena a série de publicações sobre Ensino Superior junto à Cortez Editora. Tem se dedicado ao ensino e à orientação em cursos de Graduação e Pós-Graduação, às pesquisas e publicações nos campos da didática e da formação/atuação de professores na articulação com as políticas públicas, as organizações curriculares e as reformas educacionais.

     

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Publicado

2021-11-27

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO

Como Citar

PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel de. O movimento de busca pelas transformações das concepções e práticas de formação de professores na Universidade de São Paulo. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 7, n. 00, p. e021013, 2021. DOI: 10.20888/ridpher.v7i00.15953. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/15953. Acesso em: 24 out. 2025.