Gestão museológica dos objetos do acervo do Centro de Memórias da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CEME FACED/UFRGS)
DOI:
https://doi.org/10.20888/9zeq5c85Palavras-chave:
Centro de Memórias Faced/UFRGS, Gestão de acervos, Objetos museaisResumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em realização no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMusPa-UFRGS) e tem como objetivo apresentar o acervo do Centro de Memórias da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CEME Faced/UFRGS) analisando o seu processo de formação e aquisição. Busca também, identificar como se constitui a gestão dos objetos museais contidos neste acervo. Apresenta processo de institucionalização do Centro de Memórias, desde a formação do Arquivo Histórico, mais conhecido como Memória Faced, até as mudanças ocorridas em 2024, quando este espaço é reconhecido enquanto Centro de Memórias. O acervo, a partir de 2023, muda de uma tipologia exclusivamente arquivística, em suporte papel, para um acervo contendo tipologias e materialidades que não mais pertenciam apenas à Arquivística, abarcando livros e objetos, exigindo a utilização de procedimentos técnicos e de gestão, também da Biblioteconomia e da Museologia. Destaca-se que a forma de aquisição preponderante é a doação e dentre as tipologias de acervo encontra-se, por exemplo, mobiliário escolar; indumentária (uniformes); livros, documentos, flâmulas, fotografias, palmatória e sineta. Conclui-se que o Centro de Memórias entende a importância de uma gestão qualificada procurando aplicar as práticas museológicas relativas à gestão de objetos tridimensionais, ainda que de maneira embrionária.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Cícero A. F. O "colecionismo ilustrado" na gênese dos museus contemporâneos. Anais do Museu Histórico Nacional. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura/IPHAN, n. 33, 2001. p. 123-140.
CASTRO, Renata Brião de; GASTAUD, Carla Rodrigues. O que são centros de documentação? O caso do Centro de Documentação do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação. Revista Linhas. Florianópolis, v. 18, n. 37, p. 263-282, maio/ago. 2017.
FERREZ, Helena Dodd. Tesauro de Objetos do Patrimônio Cultural nos Museus Brasileiros. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura do Rio de Janeiro, 2016.
OLIVEIRA, João. Paulo Gama; CHALOBA, Rosa Fátima de Souza. “Com o mar por meio”: patrimonialização escolar em instituições educativas luso-brasileiras. Revista História da Educação, v. 27, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/128695. Acesso em: 15 nov. 2024.
PADILHA, Renata Cardozo. Documentação Museológica e Gestão de Acervos. Coleção Estudos Museológicos, v.2. Florianópolis: FCC Edições, 2014.
POMIAN, Krzysztof. Colecção. In: Enciclopédia Einaudi. V. 1 (Memória-História). Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1984. p. 51-86.
RICOEUR, Paul. A Memória, a História, o Esquecimento. Campinas, São Paulo: editora da UNICAMP, 2007.
SILVA, Cristiani Bereta da. Patrimônio educativo. In: Carvalho, Aline; Meneguello, C.. Dicionário temático de patrimônio: debates contemporâneos. Portuguese Edition, p. 187. SciELO - Editora da Unicamp. Edição do Kindle, 2020.
STRÁNSKÝ, Zbynek Zbyslav. Sobre o tema “Museologia – ciência ou apenas trabalho prático? ”. (1980). Trad. Tereza Scheiner. In: Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, PPG-PMUS Unirio/MAST, vol. 1, no 1, jul/dez de 2008, p. 101-105.
VALÉRY, Paul. O problema dos museus. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2005, n. 31, p. 31-35. Acesso em:
portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/RevPat31_m.pdf
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.
A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Licença utilizada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son de exclusiva de la revista. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales. Si se utilizan datos o el artículo completo para otros fines, el autor deberá solicitar por escrito autorización al editor para tales fines.
La RIDPHE_R Revista Iberoamericana del Patrimonio Histórico-Educativo utiliza la licencia de Creative Commons (CC), preservando así la integridad de los artículos en ambiente de acceso abierto.
Licencia usada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/