Banner Portal
A autonomia, a prefeitura e as fronteiras do território universitário
A imagem mostra de um mural contendo o logo e o nome de uma universidade
PDF
ÁUDIO
VÍDEO

Palavras-chave

Autonomia
Território
Participação

Como Citar

BRAGA, José Reinaldo; FINELLI, Juliano Henrique Davoli. A autonomia, a prefeitura e as fronteiras do território universitário. Revista Saberes Universitários, Campinas, SP, v. 4, n. 00, p. e025017, 2025. DOI: 10.20396/saberes.v4i00.20364. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/saberes/article/view/20364. Acesso em: 15 out. 2025.

Resumo

Introdução: Trata-se de um registro analítico da relação da Prefeitura Universitária com a noção de autonomia das Unidades de Ensino e Pesquisa e com os Órgãos da Unicamp. Objetivo: Analisar a referida relação tendo como objeto as fronteiras internas à Universidade e derivadas da autonomia destes lugares e que, por força da Lei 14133, estão em debate; demando ajustes para que estas relações se reorganizem ampliando a autonomia dos lugares e mesmo fortalecendo a autonomia da Unicamp perante o Estado. Metodologia: Toma o território usado como categoria de análise e a pesquisa-ação como meio de empirização da experiência teórico-prática que se desenvolve auscultando os profissionais envolvidos com a questão e com a responsabilidade de decidir e caminhar analisando os resultados no uso do espaço geográfico. Resultados: A análise identifica exemplos não proativos decorrentes das fronteiras da autonomia e que necessitaram ser ultrapassadas para que a Prefeitura pudesse resolver, por exemplo, a iluminação do estacionamento dos Hospitais. Observa-se, também, como consequência da estratégia adotada pela Unicamp para a implicarão da Lei 14133, que novos serviços são criados e outros estão sendo incorporados à Prefeitura Universitária. Serviços que demandam, inclusive com a modernização tecnológica, novas atividades de trabalho para as equipes da Prefeitura, das Unidades e dos Órgãos. Conclusão: Para que seja garantido o uso sustentável no território e a autonomia dos lugares e do território universitário, a análise aponta a necessidade de uma maior participação e complementariedade entre as atividades de trabalho da Prefeitura com as atividades das Unidades e Órgãos.

PDF
ÁUDIO
VÍDEO

Referências

CASTILHO, Fausto. O conceito de universidade no projeto da Unicamp. Campinas, SP : Editora da Unicamp. 2008.

MARX, Karl. Grundrisse. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: Ed. UFRJ. 2011.

POULANTZAS, Nicos. O Estado, o poder, o socialismo. Rio de Janeiro : Editora Graal, 2ª Edição, 1985.

SANTOS, Milton. A natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4ª. Edição, São Paulo : Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 José Braga, Juliano Henrique Davoli Finelli