Resumo
Introdução: O Festival Cultural de 2024 foi um evento decisivo para o fortalecimento dos laços comunitários e o aprimoramento das experiências profissionais e pessoais dos participantes. Com uma programação diversificada que incluiu exposições de arte, apresentações culturais e shows musicais, o festival destacou o talento e a criatividade da comunidade. Metodologia: A metodologia adotada envolveu a realização de atividades como apresentações de capoeira, coral e bateria, além de uma palestra relevante sobre o uso não medicinal da cannabis, promovendo discussões significativas sobre saúde em ambiente acadêmico. O evento foi cuidadosamente planejado ao longo de oito meses, com uma execução eficaz que manteve o público engajado. O orçamento de R$ 18.759,65 foi gerido de forma eficiente, beneficiado por parcerias e contribuições voluntárias. Além disso, o festival teve um impacto social positivo, arrecadando itens de higiene pessoal para instituições assistenciais, e criou um ambiente de integração e colaboração que contribuiu para um clima acadêmico mais motivado. Resultados: Os resultados foram notáveis, com um aumento de 32% no número de participantes em relação à edição anterior e uma forte presença da comunidade. O novo quadro "Refletir também é Cultura" e a continuidade de projetos como o "Projeto Viajando na Leitura" evidenciam o sucesso do evento e a importância de investimentos contínuos no desenvolvimento de iniciativas locais. Conclusão: Em suma, o festival não apenas celebrou conquistas, mas também estabeleceu uma base sólida para futuras colaborações e crescimento mútuo.
Referências
ALMEIDA, L. S.; FERREIRA, J. A. G. Adaptação e rendimento acadêmico no ensino superior: Fundamentação e validação de uma escala de avaliação de vivências acadêmicas. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática. Braga, Portugal, n. 1, p. 157-170, 1999;
ALMEIDA, L. S.; SOARES, A. P. Os estudantes universitários: sucesso escolar e desenvolvimento psicossocial. In: MERCURI, E.; POLYDORO, S. A. J. (org.). Estudante universitário: características e experiências de formação. Taubaté: Cabral, 2003;
GUERREIRO-CASANOVA, Daniela; POLYDORO, Soely. Integração ao ensino superior: relações ao longo do primeiro ano de graduação. Psicol. Ensino & Form. [online]. 2010, v.1, n.2, p. 85-96. ISSN 2177-2061;

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Mariana Piovezan Fugolin Lazarim Lazarim, Gislaine Regiane Alves Piton, Eliete Aparecida Ferreira de Lima Marim, Luana Michele Ganhor, Regina Celia Correa Caetano da Silva