Resumo
Introdução: Esse trabalho relata o processo de concepção e construção da “Maquete Histórica do Campus” - uma obra artística tátil concebida pela arquiteta Flávia Garboggini, para ser implantada na Praça das Bandeiras do campus UNICAMP-Campinas. Objetivo: Tem como objetivo despertar a atenção da comunidade acadêmica para uma mescla de temas relevantes na promoção da sustentabilidade social da Universidade, tais como: Acessibilidade Integral, Memória, Patrimônio Cultural, Inclusão Social e Educação Patrimonial. Metodologia: Nesta pesquisa-ação, a partir da releitura do desenho que retrata a última versão do Plano Urbanístico original do campus, em 1978, foi criada uma maquete digital tridimensional, utilizando o software Sketchup, que após ser fatiada em 35 partes, foram convertidas em arquivos STL. Esses arquivos foram impressos digitalmente em resina PLA, testando soluções dimensionais e sensoriais, para aprimorar resultados. Na sequência, foi implementado o modelo digital definitivo, em resina, que eliminará a necessidade de o fundidor artístico executar o modelo em cera - fase inicial do processo de fundição artística tradicional. Resultados: O desenvolvimento dessa obra artística ocorreu integralmente na Universidade, num processo inovador de aprendizado e construção coletiva, mesclando o “fazer tecnológico” ao “fazer artesanal” da fundição em bronze. Conclusão: Vincular uma experiência tátil a um monumento que se reporta às origens da Universidade, como é o caso desta obra artística, vem de encontro à intenção da Unicamp de inovar e tornar o campus mais inclusivo e acessível a todos, oferecendo uma nova forma de vivenciar ambiente e história da universidade.
Referências
GARBOGGINI, Flávia Brito; DONADON, Edilene; "PARA TODOS VEREM: iniciativas de inclusão e acessibilidade urbana no espaço universitário da unicamp", p. 813-824 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-831375
GARBOGGINI, F. B. O Potencial dos Espaços Abertos na Qualificação Urbana – uma experiência piloto na Cidade Universitária Zeferino Vaz, Tese Doutorado, Unicamp, 2012.
GARBOGGINI, F. B. Por uma Arquitetura dos Espaços Abertos: a reabilitação do campus da Unicamp no Século XXI. Campinas, SP. Editora Unicamp, 2016.
DUFRENNE, Mikel: A Fenomenologia da Experiência Estética. Sapere Aude. 6, 12 (jan. 2016), 456. DOI:https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2015v6n12p456.
Catálogo da exposição "Fundição Artística no Brasil". Editora SESI-SP. Organização Art Unlimited. [2012 Centro Cultural FIESP/SP]. In: https://issuu.com/marinaayra/docs/fundicao_catalogo_s13_rev1_sd_issuu, em 22/09/2023

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Flávia Brito Garboggini, Edilene Teresinha Donadon, Silvana Pinheiro Migliaccio, Simone Pontes Stahl Hinz, Rafael Pereira de Sousa, Ricardo Antunes Barbosa