Resumo
Introdução: A crescente importância do ensino de boas práticas de pesquisa nas universidades reflete o desafio de manter a integridade acadêmica frente a comportamentos antiéticos, como o plágio e a fabricação de dados. Objetivo: Discutir como a educação sobre ética na pesquisa contribui para a construção de uma comunidade acadêmica responsável, a partir da experiência da disciplina de Seminários do Instituto de Geociências da UNICAMP, oferecida desde 2021. Metodologia: A metodologia deste trabalho baseia-se em uma pesquisa experimental com abordagem de estudo de caso, incluindo a participação ativa da Biblioteca Central Cesar Lattes, que, junto ao docente, desenvolve aulas teóricas e práticas sobre temas como plágio, ética na pesquisa, citação correta e o uso de ferramentas de verificação de similaridade textual, como o Turnitin. O curso utiliza o formato híbrido, com atividades remotas e presenciais, além do acompanhamento contínuo dos alunos. Resultado: Os resultados indicam uma significativa redução nos índices de similaridade textual dos trabalhos submetidos, demonstrando a eficácia da metodologia adotada. A colaboração entre docentes e bibliotecas, bem como o uso de tecnologia, contribuiu para a promoção da originalidade e a melhoria da qualidade das pesquisas. Na primeira submissão, os índices variavam entre 15% e 56%, caindo para entre 1% e 7% ao longo do semestre. Conclusão: A inclusão de boas práticas de pesquisa no currículo acadêmico é se faz necessária para o desenvolvimento de futuros pesquisadores comprometidos com a integridade científica, e que essa metodologia pode ser expandida para outras disciplinas da universidade.
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