Banner Portal
Implementação da Pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia pediátrica
A imagem mostra uma fisioterapeuta auxiliando um bebê a se sentar, ambos estão no chão
PDF
ÁUDIO
VÍDEO

Palavras-chave

Fisioterapia
Pediatria
Programa de pós graduação em saúde

Como Citar

ANTONELLI, Milena et al. Implementação da Pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia pediátrica. Revista Saberes Universitários, Campinas, SP, v. 4, n. 00, p. e025022, 2025. DOI: 10.20396/saberes.v4i00.20434. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/saberes/article/view/20434. Acesso em: 15 out. 2025.

Resumo

Introdução: Os projetos especiais de apoio ao ensino, pesquisa e extensão (PAEPE), sustentam as atividades acadêmicas e administrativas da Universidade Estadual de Campinas e proporcionam a valorização e capacitação contínua dos profissionais, o que traz como consequência a melhoria dos serviços ofertados à sociedade. Os fisioterapeutas, servidores do hospital de clínicas da Unicamp (HC/Unicamp), com plano de carreira PAEPE, desenvolvem conhecimentos avançados e específicos na sua área de atuação e estão preparados para o processo de ensino. Objetivo: demonstrar o processo de criação e implantação do primeiro curso de pós-graduação Lato sensu em Fisioterapia Pediátrica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Metodologia: o processo de oferecimento do curso iniciou com a elaboração de projeto seguindo as diretrizes normativas FCM/CPG n.º 03/2021 e encaminhado para análise da CPG e das instâncias: Congregação da FCM, DAC, CCPG/PRPG, CEPE e CONSU. Resultados: o curso foi aprovado em 2023 com posterior processo seletivo e matrícula dos candidatos aprovados, tendo a primeira turma iniciado em março de 2024, contando atualmente com 10 alunos em processo de formação e capacitação profissional, adquirindo conhecimentos especializados e contribuindo para a maior qualidade na rotina dentro do hospital de clínicas da Unicamp. Conclusão: a pós-graduação amplia os conhecimentos através dos saberes de áreas específicas e promove a construção de profissionais capacitados, com a união entre teoria, prática, ensino e pesquisa em prol da melhoria na qualidade dos serviços prestados à população.

PDF
ÁUDIO
VÍDEO

Referências

COSTA, Dirceu. Dez anos de pós-graduação Stricto sensu em fisioterapia no Brasil: o que mudou? Rev. bras. fisioter., São Carlos, v. 11, n. 1, p. 1-89, jan./fev. 2007

PIVETTA, Hedioneia Maria Foletto et al. Metodologia do ensino superior: uma experiência na pós-graduação lato sensu em fisioterapia. Cad Edu Saude e Fis, v. 1, n. 2, p.85-94, 2014.

PIMENTA, Selma Garrido et al. Docência no ensino superior: construindo caminhos. Formação de educadores. Jan, 2003.

RESOLUÇÃO cne/cp 1, de 18 de fevereiro de 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima.Educação não escolar como campo de práticas pedagógicas. Rev. bras. Estud. pedagog. (online), Brasília, v. 96, n. 244, p. 561-576, set./dez. 2015.

SCHUCHTER, Lúcia Helena; LOMBA, Maria Lúcia de Resende. Docência, profissão e formação de professores para a educação básica: reflexões e referenciais teóricos. Disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.4623. 2022.

Site:https://hc.unicamp.br/ Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1yhnHdGrCguOBWEWPl-1bP3FzcjRltdl0/view

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Milena Antonelli, Geruza Perlato Bella, Patricia Blau Margosian Conti, Therezinha de Oliveira, Marina Simões Oliveira, Celize Cruz Bresciani Almeida, Maria Carolina Merli Giantomassi, Ellen Alves Nascimento de Souza, Luciana Castilho de Figueiredo, Erica Ferreira Santos Gastaldi, Antônio Gonçalves de Oliveira Filho