Banner Portal
Resenha: ERMAKOFF, George. O negro na fotografia brasileira do Seculo XIX. Rio de Janeiro, RJ: G. Ermakoff Casa Ed., 2004. 301 p., il. ISBN 8598815012.
PDF

Palavras-chave

Fotografia do cotidiano
Século XIX.

Como Citar

KOHL, Frank Stephan. Resenha: ERMAKOFF, George. O negro na fotografia brasileira do Seculo XIX. Rio de Janeiro, RJ: G. Ermakoff Casa Ed., 2004. 301 p., il. ISBN 8598815012. Studium, Campinas, SP, n. 21, p. 75–79, 2005. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12222. Acesso em: 24 jan. 2026.

Resumo

A fotografia brasileira oitocentista está na moda, como indica o grande número de livros publicados a respeito do assunto nos últimos anos. O mais novo produto dessa onda é O Negro na fotografia brasileira do século XIX, organizado pelo colecionador George Ermakoff, que chegou nas livrarias no final do ano passado. Trata-se de um livro de “fotografias de negros no Brasil no século XIX” que pretende dar uma “visualização dos negros e do ambiente em que viveram as suas vidas” (p.10), como enfatiza o autor. Ermakoff ressalta a sua intenção de apresentar o cotidiano dos escravos no Brasil imperial através das fotografias, frisando a “tentativa de montar um panorama de época, cuja leitura, a despeito da pouca documentação e da dispersão do material fotográfico disponível, contribua para a interpretação de como os negros viveram nos cerca de cinqüenta anos posteriores à chegada da fotografia no Brasil” (p.10).

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1970 Studium

Downloads

Download data is not yet available.