Banner Portal
Identidade negra e mestiçagem no Brasil : uma reflexão sobre o processo da fotografia das heranças compartilhadas
PDF

Palavras-chave

Projeto de imagens fotográficas
Heranças africanas.

Como Citar

CAMARGO, Denise. Identidade negra e mestiçagem no Brasil : uma reflexão sobre o processo da fotografia das heranças compartilhadas. Studium, Campinas, SP, n. 26, p. 73–87, 2006. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12340. Acesso em: 13 dez. 2025.

Resumo

Este trabalho propõe uma análise do processo de criação das imagens fotográficas do projeto Herança Compartilhada, realizado em abril de 2005 nas cidades Nova York e Nova Orleans, cujo objetivo era retratar a influência das heranças africanas nos Estados Unidos. O resultado é um ensaio fotográfico, contendo cerca de 20 fotografias, que pretende escapar das imagens estereotipadas sobre o negro americano, lançando uma discussão sobre questões da identidade negra também no Brasil, onde a mestiçagem faz parte do caráter nacional. As imagens fotográficas oferecem, assim, a possibilidade de transitar por este tema. O ensaio realizado em território americano é completado por um conjunto de imagens realizadas no Brasil que traz aspectos da tradição afro-brasileira formadores da identidade do brasileiro.

PDF

Referências

AMARAL, Rita de Cássia. Povo-de-santo, povo de festa: estudo antropológico do estilo de vida dos adeptos do candomblé paulista. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 1992.

AUGRAS, Monique. O duplo e a metamorfose: a identidade mítica em comunidades nagô. Petrópolis: Vozes, 1983.

BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: ________. Magia e técnica, arte e política. São Paulo, Brasiliense, 1987.

FABRIS, Annateresa. Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Hucitec, 1985.

GEERTZ, Clifford. A arte como um sistema cultural. In ________. O saber local. São Paulo: Vozes, 2001.

________. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

GUIBERT, Hervé. O único rosto. Folha de São Paulo, São Paulo. 22 out. 1987.

HERANÇA COMPARTILHADA. A influência da cultura africana no Brasil e nos Estados Unidos. [catálogo da exposição]. São Paulo:s/ed, 2005.

MENEZES, Paulo Roberto Arruda de. Compreender as imagens: hipóteses para uma sociologia das artes visuais. ARTEunesp. São Paulo, v. 12, p. 23-42, 1996.

SERRES, Michel. O que é identidade. Le Monde de l'Éducation, de la Culture et de la Formation jan. 1997. Trad. Sílvio Barini Pinto.

VELOSO, Caetano. Eu sou neguinha. (Em VELOSO, Caetano. Caetano. São Paulo: PolyGram, 1987. 1 CD, faixa 2, 4min 59s).

WILLIS, Deborah. Picturing us. African american identity in photography. New York: The New Press, 1994.
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1970 Studium

Downloads

Download data is not yet available.