Banner Portal
As máscaras da morte
PDF (Portugués)

Palabras clave

Antecâmara
Máscara.

Cómo citar

SCHULTZE, Ana Maria. As máscaras da morte. Studium, Campinas, SP, n. 7, p. 48–57, 2019. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/10090. Acesso em: 12 dec. 2025.

Resumen

Na série ANTECÂMARA DA MÁSCARA, o artista Odires Mlászho propõe uma discussão sobre a questão da beleza através de suas imagens fotográficas. Considerando-se artista plástico, porém não fotógrafo, ele cria suas composições a partir de imagens femininas antigas garimpadas em sebos, arquivos pessoais, e as trata manualmente, com contundência, lixando, descolando, raspando, interferindo, destruindo-lhes os olhos, sobrepondo o resultado final com um prosaico guardanapo de papel umedecido, para, finalmente, refotografar. Trata-se, no final, de uma fotografia no sentido literal do termo, isto é, uma imagem captada por meio de um aparelho e revelada em um meio fotossensível, o papel, porém o que nos interessa aqui é o processo que as imagens fotográficas receberam, resultando no que chamo de máscaras da morte neste ensaio.

PDF (Portugués)
Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 2019 Studium

Downloads

Download data is not yet available.