Banner Portal
A fotografia entre a arte e a máquina
PDF (Portugués)

Palabras clave

Fotografia e arte
História da fotografia.

Cómo citar

DOBRANSZKY, Diana de Abreu. A fotografia entre a arte e a máquina. Studium, Campinas, SP, n. 21, p. 41–50, 2005. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12220. Acesso em: 12 dec. 2025.

Resumen

A classificação que conhecemos hoje como fine-arts (belas-artes ou sua abreviação: arte) é relativamente recente. Abrangendo a pintura, a escultura, a poesia, a música e a arquitetura, essa categoria nasceu no século XVIII e foi reflexo de profundas modificações não apenas na teoria da arte como nos conceitos do homem acerca de sua relação com a natureza e com o divino. Ainda na Antigüidade as artes e as ciências encontram-se numa mesma categoria: techné, que englobava toda atividade que, por seguir regras, poderia ser ensinada. A separação efetiva entre arte e ciência aconteceu no século XVII a partir da comparação entre os dois tipos de atividade e foi acentuando-se ao longo dos séculos XVIII e XIX, afastando paulatinamente arte e ciência em suas buscas e exercícios. Nesses séculos a teoria da arte foi desviando-se para o estudo dos elementos não racionais da experiência estética e, com isso, arte e ciência tornaram-se polos opostos dentre as atividades humanas.

PDF (Portugués)
Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.

Derechos de autor 1970 Studium

Downloads

Download data is not yet available.