Banner Portal
A fotografia entre a arte e a máquina
PDF (Portuguese)

Keywords

Fotografia e arte
História da fotografia.

How to Cite

DOBRANSZKY, Diana de Abreu. A fotografia entre a arte e a máquina. Studium, Campinas, SP, n. 21, p. 41–50, 2005. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/12220. Acesso em: 11 dec. 2025.

Abstract

A classificação que conhecemos hoje como fine-arts (belas-artes ou sua abreviação: arte) é relativamente recente. Abrangendo a pintura, a escultura, a poesia, a música e a arquitetura, essa categoria nasceu no século XVIII e foi reflexo de profundas modificações não apenas na teoria da arte como nos conceitos do homem acerca de sua relação com a natureza e com o divino. Ainda na Antigüidade as artes e as ciências encontram-se numa mesma categoria: techné, que englobava toda atividade que, por seguir regras, poderia ser ensinada. A separação efetiva entre arte e ciência aconteceu no século XVII a partir da comparação entre os dois tipos de atividade e foi acentuando-se ao longo dos séculos XVIII e XIX, afastando paulatinamente arte e ciência em suas buscas e exercícios. Nesses séculos a teoria da arte foi desviando-se para o estudo dos elementos não racionais da experiência estética e, com isso, arte e ciência tornaram-se polos opostos dentre as atividades humanas.

PDF (Portuguese)
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 1970 Studium

Downloads

Download data is not yet available.