Banner Portal
Imagem construída
PDF

Palavras-chave

Arte
Ideologia publicitária
Artistas como subversivo.s

Como Citar

FARINA, Mauricius Martins. Imagem construída. Studium, Campinas, SP, n. 2, p. 37–43, 2019. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/10022. Acesso em: 12 dez. 2025.

Resumo

Partindo da proposta de relacionar a arte e a propaganda sob um aspecto ideológico para argumentar a diferença entre ambas, penso que poderia encontrar uma diversidade de proposições. No entanto, neste artigo, pretendo demonstrar uma diferença ideológica que é tramada pela própria relação do signo com o seu suporte, ou seja, uma relação que depende da estrutura mediática e não apenas do argumento conceitual para estabelecer sua singularidade. Oliviero Toscani (diretor de arte e fotógrafo da Benetton) quando disse que "a publicidade é um cadáver que nos sorri" e que "os publicitários a perfumam todos os dias" porque senão ela "cheira mal" estava propondo uma nova publicidade, sob um novo paradigma: "a realidade" ao invés da "ilusão".

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Studium

Downloads

Download data is not yet available.