Resumo
Este artigo reflete sobre a relação entre a fotografia e a flânerie, interrogando se as condições que os artistas encontram hoje nas grandes cidades são análogas àquelas que permitiram a Charles Baudelaire, na Paris do século 19, encarnar a figura do flâneur. Toma também a flânerie como referência para delimitar uma série de exclusões que a cidade opera, com relação ao direito de caminhar e olhar. O texto analisa experiências recentes com a fotografia em que o gesto de caminhar e de fotografar seguem instruções rigorosas, definidas previamente pelos artistas. Trazemos a hipótese de que esses trabalhos são sintoma de um ambiente que se torna avesso ao vagar contemplativo da flânerie, seja pela aceleração dos movimentos, seja porque não há mais distâncias suficientes que permitam dar conta da paisagem. Por um lado, o caráter metódico e arbitrário desses experimentos delineia o esfacelamento de qualquer possibilidade de romantização da cidade. Por outro, representa o esforço possível de resistir ao movimento inercial que esse ambiente impõe.
Referências
AZOULAY, Ariella Aïsha (et. all.). Collaboration. A potencial history of photography. Londres: Thames & Hudson, 2023.
BAUDELAIRE, Charles. Flores do Mal. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
_________. Sobre a Modernidade. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Obras escolhidas. V. III. São Paulo: Brasiliense, 1989.
BRISSAC, Nelson. Ver do meio. Como o mato cresce entre as pedras (Texto curatorial). São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2015. Disponível em: https://www.institutotomieohtake.org.br/o_instituto/interna/ver-do-meio-como-o-mato-cresce-entre-as-pedras. Acesso em: 31/07/2023.
BUCHLOH, Benjamin H. D.. Conceptual Art 1962-1969: From the Aesthetic of Administration to the Critique of Institutions. In: October 55, 1990.
CORTÁZAR, Julio. Octaedro. Rio de Janeiro: Bestbolso, 2011.
ELKIN, Laura. Flaneuse: Women Walk the City in Paris, New York, Tokyo, Venice and London. London: Chatto and Windus, 2016.
FRANDOLOSO, Luis Fernando. O Flâneur e as Ruas. Fotógrafos e seus dispositivos na captura do acaso. Curitiba: Apris, 2017.
LEFF, Carol. The Afropolitan Flâneur in Literature. Newcastle, Cambridge Scholars Publishing, 2022.
PERRY, Gill; WOOD, Paul. Themes in Contemporary Art. Londres: Yale University, 2004.
POLLOCK, Griselda. Vision and difference: femininity and the histories of art. London: Routledge, 1988.
VIEIRA, Tuca. Atlas fotográfico da cidade de São Paulo e seus arredores. In: III Colóquio Internacional Imaginário: Construir e Habitar a Terra. ICHT 2019. São Paulo: FAUUSP, 2019.
_________. Atlas fotográfico da cidade de São Paulo e seus arredores. São Paulo: AYO, 2020.
WILSON, Elisabeth. O flâneur invisível. In: ArtCultura, v. 7, n.11. Uberlândia: UFU, 2005.
WOLFF, Janet. Feminine sentences: essays on women and culture. Berkeley: University of California Press, 1990.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Revista Visuais