Resumo
Roland Barthes foi responsável por um dos livros sobre fotografia mais difundidos mundialmente, A Câmara Clara: Nota sobre a fotografia, publicado postumamente, em 1980. Desde então, segue suscitando discussões diversas entre quem encontra no autor um campo fértil de análise e quem procura combater suas ideias. Embora o resultado mais debatido deste livro seja a instituição de um noema fotográfico, o isso-foi, meu interesse está em pensar dois outros elementos que acompanham a escrita barthesiana, a saber, o luto e a Τύχη (Tiquê). O luto, originado quando da morte de sua mãe, é uma chave de entendimento para a maneira como o autor elucubra sobre a fotografia e sua conexão com o real a partir da Tiquê, dado pela necessidade de reencontrar sua mãe na imagem fotográfica. Essa imagem insistente, a qual jamais conheceremos, esteve ao alcance dos olhos e das mãos de Barthes sobre sua mesa de trabalho e é a responsável pelo seu projeto de reabilitação da figura da mãe, uma tentativa de mantê-la viva para si.
Referências
BARTHES, R. A câmara Clara. Nota sobre a fotografia. Trad.:Julio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BARTHES, R. A mensagem fotográfica. In: _____ . O óbvio e o obtuso. Trad.: Isabel Pascoal. Edições 70: Lisboa, 2015. pp.11-26.
BARTHES, R. A vida como obra. In: _____ . A preparação do Romance II – A obra como Vontade. Trad.: Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BARTHES, R. Escrever, verbo intransitivo?. In: _____ . O rumor da língua. 3ª ed. Trad.: Andréa Stahel M. da Silva. WMF Martins Fontes: São Paulo, 2012. pp.13-25.
BARTHES, R. Diário de Luto. Trad.: Miguel Serras Pereira. Edições 70: Lisboa, 2009.
BAVCAR, E. O contra-olhar. Texto para o projeto “A Expressão Fotográfica e Os Cegos”. Paris/Londrina: 2003a, mimeo.
BAVCAR, E. Um outro olhar. In: TESSLER, Elida e BANDEIRA, João (Orgs.). Evgen Bavcar: memória do Brasil. Trad.: Edson de Sousa e Elida Tessler. Cosac e Naify: São Paulo, 2003b. pp.135-142.
BENVENISTE, É. Problemas de linguística geral. Trad.: Maria da Glória Novak e Luiza Neri. Ed. Nacional, Ed. da Universidade de São Paulo: São Paulo, 1976.
DUDOGNON, A. O imaginário ou a nadificação do mundo por Jean-Paul Sarte. Trad.: Jacqueline Siano. eRevista Performatus, Inhumas, ano 2, n. 8, jan. 2014. ISSN: 2316-8102. Disponível em: https://performatus.com.br/traducoes/jean-paul-sartre/.
FALGUIÈRE, M. et FONTANARI, R. Roland Barthes/Daniel Boudinet. Une esthétique partagée. Focales [En ligne], 4, 2020, 01 juin 2020, consulté le 12 mai 2022. Disponível em: http://journals.openedition.org/focales/810; DOI : https://doi.org/10.4000/focales.810.
FONTCUBERTA, J. Introdución. In: FONTCUBERTA, Joan. Ça a été? Contra Barthes. Joaquím Gallego Ed y Ajuntament de Barcelona: Institut de Cultura, La Virreina Centre de la Imatge: Barcelona, 2022. https://ajuntament.barcelona.cat/lavirreina/en/publications/ca-ete-contra-barthes/568
FONTCUBERTA, J. Vidência e evidência. In: _____. O beijo de Judas. Fotografia e Verdade. Trad.: Maria Alzira Brum Lemos. Gustavo Gili: Barcelona, 2010.
FREUD, S. Luto e melancolia. In: Introdução ao narcisismo: ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916). Trad.: Paulo César de Souza. Companhia das Letras: São Paulo, 2010. pp.171-194.
FREUD, S. O Infamiliar. Trad.: Ernani Chaves e Pedro Heliodoro Tavares. Autêntica: Belo Horizonte, 2019.
LACAN, J. Hamlet por Lacan. Campinas: Escuta/Liubliú, 1986.
LACAN, J. O seminário. Livro 11. Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Jorge Zahar Ed.: Rio de janeiro, 1985.
LEBRAVE, J-L. Point sur la genèse de La Chambre claire. In: Genesis (Manuscrits-Recherche-Invention), n. 19, 2002. Roland Barthes. pp. 79-107. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/item_1167-5101_2002_num_19_1_1232.
PINO, C. A. De um corpo para outro: Roland Barthes e a bio-grafemática. Criação & Crítica, n. 17, p. 15-29, dez. 2016. Disponível em: http://revistas.usp.br/criacaoecritica. Acesso em: 05 maio 2023.
POIVERT, M. «La photographie est-elle une «image»?, Études photographiques, n.34, Printemps 2016, 03 juin 2016. Acesso 14 nov. 16. http://journals.openedition.org/etudesphotographiques/3594.
TISSERON, S. Sonho, memória alucinação. Elogio da realidade contaminada. In: Itaú Cultural, A invenção de um mundo: coleção da Maison Européenne de la Photographie (catálogo da exposição). São Paulo, 2009. pp.136-140.
WATTS, A. W. O caminho Zen. Trad.: Rafael Blanco. UICLAP Ed.: São Paulo, 2021. Disponível em: https://shakespearebrasileiro.org/wp-content/uploads/2021/09/o-caminho-zen-livro-20215.pdf.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2025 Revista Visuais