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Indexação e impacto científico: estratégias para ampliar visibilidade e relevância das publicações
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Impacto científicos
Indexção
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Vivlibilidade científica
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SANTOS, Gildenir Carolino. Indexação e impacto científico: estratégias para ampliar visibilidade e relevância das publicações. Boletim Técnico do PPEC, Campinas, SP, v. 10, n. 00, p. e025014, 2025. DOI: 10.20396/63n0qm13. Disponível em: https://econtents.sbu.unicamp.br/boletins/index.php/ppec/article/view/9590. Acesso em: 8 dec. 2025.

Resumen

Este trabalho, intitulado "Indexação e Impacto Científico: Estratégias para Ampliar Visibilidade e Relevância das Publicações," foi apresentado no 2º Congresso Internacional Ciência e Sociedade (2º CICS), realizado no Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) em Teresina, PI, no período de 04 a 08 de novembro de 2025, com foco em Educação e Pesquisa como caminho para a pacificação global. O objetivo central foi discutir e orientar sobre as melhores estratégias para amplificar a visibilidade e a credibilidade de periódicos e autores no cenário acadêmico. A apresentação iniciou com uma contextualização histórica dos indexadores, desde a criação dos primeiros periódicos no Século XVII até a evolução com o controle de qualidade (UlrichsWeb), a qualificação via Fator de Impacto (Web of Science) e a ascensão de identificadores persistentes e altmetria no Século XXI (Scopus, DOI, ORCID, ROR). Os resultados destacam que o processo de indexação é sustentado por três pilares essenciais: Qualidade Editorial, Rigor Científico e Conformidade Técnica , reforçados por princípios como Ética Editorial (uso consciente de IA), Transparência (seguindo COPE) e Periodicidade. A indexação confere visibilidade, credibilidade e fortalece o impacto dos pesquisadores. Como considerações finais, a adoção de boas práticas editoriais é fundamental para atender aos critérios de admissão dos indexadores (como Scopus, WoS, DOAJ e SciELO) e é crucial evitar a associação com indexadores predatórios, contribuindo assim para o sucesso editorial e o reconhecimento acadêmico.

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