Resumo
Um impulso me tomou quando me deparei com a obra O mais importante é inventar o Brasil que nós queremos (2021), de Elian Almeida, na exposição Crônicas Cariocas –MAR/RJ 2021 a 2022. A obra é uma resposta a Pátria (1919) de Pedro Bruno, ela cutuca a alegoria da República. Minha proposta é analisar o trabalho exposto nessa exposição e em algumas outras que atravessaram a escrita do artigo. Identificando que Elian propõem um retrato de Brasil que requalifica a mulher negra, trazendo com elas narrativas de beleza, pertencimento, autoria, riqueza e sua importância na trajetória do país. Questionando cânones adotados por uma história da arte racista que promoveu por anos o apagamento de uma visualidade realmente brasileira.
Referências
BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão Edição e tradução João Barrento. – 2. ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
CORRÊA, Paulo Celso Liberato (coord.). República em documento: “Pátria”. Rio de Janeiro, Museu da República, 2019.
GEMINH, Débora. O corpo da arte como uma alegoria contemporânea. Florianópolis, 2007.
GOMES, Flávio dos Santos. Enciclopédia negra. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos/ organização Flavio Rios, Marcia Lima. 1ª ed – Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
Hartman, Saidiya. A trama para acabar com ela. Revista Serrote, nº 40, 2022.
KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação – Episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
NASCIMENTO, Beatriz. O negro Visto por ele mesmo. São Paulo, Ubu editora. 2022
PEDROSA, Adriano; CARNEIRO, Amanda; MESQUITA, André (orgs.). Histórias afro-atlânticas: antologia. Volume 2. São Paulo: MASP, 2018. 624p
SELIGMANN-Silva, Márcio. A Virada testemunhal e decolonial do saber histórico. Campinas SP Editora da Unicamp, 2022.
SIMÕES, Igor Moares. Todo Cubo Branco tem um quê de casa grande. Revista Philia, vol.3 nª 1. 2021.
SODRÉ,Muniz. O Terreiro e a Cidade: A forma social Negro-Brasileira. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Mauad x, 2019. 168p.
TAVARES, Julio Cesar de. O que pode o corpo negro: uma introdução. In: Gramáticas das corporeidades afrodiaspóricas: perspectivas etnográficas. Curitiba: Appris,2020.
TRAVASSOS, Juliana; LAFUENTE, Pablo (orgs.). Atos de revolta outros imaginários sobre independência. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 2022.
VIANA, Iamara; COSRTA, Valéria (orgs). Mulheres afro-atlânticas e ensino de história. Rio de Janeiro: Malê, 2023.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Thábata Castro Roberto