Resumo
Este estudo tece considerações acerca das múltiplas sobrevivências da imagem artística na história da arte. Ao relacionar as teorias de Warburg e Didi-Huberman, objetiva compreender a vida das imagens no tempo. A análise de alguns dos desenvolvimentos teóricos de Didi-Huberman em relação às ideias de Warburg, avalia a sobrevivência através de diálogos entre a Nachleben e o sintoma da memória, propostos pelos historiadores em tempos distintos. Conclui que o modelo de sobrevivência teorizado por ambos, é pertinente para a compreensão das imagens artísticas atuais, tendo em vista o modo recorrente com o qual as sobrevivências da história da arte invadem a arte contemporânea.
Referências
BARTHOLOMEU, Cezar (org.). “Dossiê Warburg”. Arte & Ensaios, nº 19, 2009.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Prefácio de Stéphane Huchet; tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Tradução de Vera Casa Novas e Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
DIDI-HUBERMAN. La condition des images. In M. Augé, G. Didi-Huberman e U. Eco, L’expérience des images. Paris: INA Éditions, 2011.
FREUD, Sigmund. O Recalque. In S. Freud, Obras Psicológicas de Sigmund Freud, Vol. 1: Escritos sobre a Psicologia do Inconsciente (p. 175-193). Rio de Janeiro: Imago, 2004.
WARBURG, Aby. A presença do Antigo: Escritos inéditos – volume 1. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2018.
WARBURG, Aby. El Nacimiento de Venus y la Primavera de Sandro Botticelli. El renacimiento del paganismo. Aportaciones a la historia cultural del Renacimiento europeo. Madrid: Alianza Editorial, 2005.
WARBURG, Aby. Nascimento de Vênus e a Primavera de Sandro Botticelli. In: História de fantasmas para gente grande. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Milena Regina Duarte Corrêa, Altamir Moreira